PETICAO PELA CONTINUACAO DO VB6

USUARIO.EXCLUIDOS 15/03/2005 09:59:43
Vou dar aqui minha humilde opinião,

Concordo com o Renato Mattos, assim como a maioria das pessoas que trabalham na área de informática:
   Na nossa profissão é comum a evolução tecnologica, e ficar presso ao VB 6.0 é ficar atrasado tecnologicamente, criar raizes em nossa profissão é um caminho muito perigoso e pode ser desastroso. 

Quem aqui não lembra dos livros "DOS a Biblia" ??

E hoje, para que servem?

Vai acontecer a mesma coisa com o VB6, pq?

Imaginem criar um sistema de ERP onde o cliente pode usar em qualquer lugar, apenas acessando ele como se fosse um site comum? E ainda mais, disponibilizar para seus clientes os dados de um determinado serviço através de um serviço na internet (Web Service) e esses dados, através de uma padronização (XML) fazer o seu sistema se comunicar com o sistema de seu cliente, sem precisar criar milhares de rotinas para "importar" dados para um formato que o seu sistema aceite, mesmo que esses dados seja em XML ainda sim vc teria uma enorme dor de cabeça para usá-lo (pelo menos no VB6). E ainda, através desse mesmo WebService disponibilizar esses dados em um formato "leve" para computadores de mão... E isso tudo, o .NET já faz, sem nenhuma linguagem adicional... Tá tudo ali, no IDE do VS 2003...

Hoje, o mercado mudou, pelo menos as grandes empresas, não querem mais um sistema para controlar estoque, vendas... Querem integração e agilidade, querem as informações aonde eles estiverem...

Nem precisa ser grandes empresas, tenho clientes, que são simples restaurantes, que o dono quer saber quando foi vendido na casa dele... Dai, tive que criar um site em ASP, imaginem a dor de cabeça que quantas linguagens são necessárias para fazer o que mencionei acima? No .NET, vc já tem tudo isso.

Ainda tem muito mercado para o VB6, mas num futuro próximo, quem não se reciclar, vai acontecer o mesmo o q aconteceu com os livros do "DOS a Biblia"...
USUARIO.EXCLUIDOS 15/03/2005 11:33:07
Não estou defendendo a proposta. Não me interpretem mal.

A petição não prega exatamente a continuidade do VB6 como entidade independente. Parece que a idéia é permitir que se emule o VB6 dentro do IDE do VB .NET.
Impossível? Tecnicamente inviável? Incompatível com o framework? Parece que os mais de 500 MVPs signatários não pensam assim.

Ainda usamos Shell DOS. E usamos .bat rapidíssimos e extremamente eficientes.

Não se eliminará maus programadores com a extinção de ferramentas RAD "para amadores" como o VB6. Diminui-se os bugs, mas não por completo. Já discutimos isso aqui e concluimos que maus modeladores de BD fazem um estrago considerável, que código otimizado nenhum vai fazer melhorar. Vejam um exemplo de pesquisa mal montada com PHP/Oracle 9i:
http://www.diadema.sp.gov.br/protocolo/

Tenta o processo 38495, ano 99 (eu decorei esse processo de tanto fazer mecanismo de busca aqui na Prefeitura). Depois senta e chora. Isso pra mim não é exemplo de "interação com o usuário" nem de bom uso de uma "ferramenta de desenvolvimento profissional".

O próprio site da Sun admite que o Java foi desenvolvido pra ser o mais próximo possível do C++, mas que abriram mão de alguns maneirismos daquela linguagem, pois senão ficariam com uma ferramenta tão chata quanto aquela.

Enfim, aplicativos profissionais podem ser obtidos sob qualquer ambiente. A proposta de hibridação do VB, ou de emulação do VB "classico" no IDE do VB .NET passa longe de ser um "emburrecimento" da linguagem. é só a possibilidade de manter o atrativo sobre uma ferramenta que sempre teve como chamariz a fantástica e inigualável curva de aprendizado. é sob esse ponto de vista que o VB "clássico" deve deixar saudade. Egressos de outras linguagens ou veteranos do VB podem menosprezar essa característica, mas os novatos, aqueles que se cansaram de usar a máquina só pra "navegar" e querem novas emoções, vão perder uma excelente oportunidade de mergulhar no viciante mundo da programação.

Não é à  toa que o VBMania tem 13300 usuários hoje. E tantas dúvidas a serem sanadas (73048 tópicos, pra ser mais exato). Isso é sede de conhecimento. é a molecada tentando entrar nesse mundo.

USUARIO.EXCLUIDOS 15/03/2005 14:47:01
Citação:

Ainda usamos Shell DOS. E usamos .bat rapidíssimos e extremamente eficientes.

Certo, generalizei falando que o DOS está obsoleto, mas hoje, ele, não é utilizado por 95% do mercado de trabalho, quem aí quer lutar para ficar dentro deste pequeno mercado??

A mudança da linguagem é uma questão de tempo, assim como em mais de 10 anos de Windows ainda existe sistemas baseados no DOS, daqui mais 10 anos de Windows, ainda existira sistemas em VB6, mas a tecnologia evoluirá e as SoftHouse (é assim mesmo q se escreve?) terão que seguir a tecnologia e por consequência, nós programadores também. é lógico que quem evoluirá será aqueles que não querem ficar com os 5%.

E voltando ao assunto do tópico, creio eu que a M$ não irá voltar a fazer atualizações do VB6, muito menos colocá-lo no IDE do .NET, mas é a minha opinião, quem sabe eu não estou errado... Aliás, não custa nada tentar, boa sorte para quem estiver a favor!
JESUEL.OLIVEIRA 15/03/2005 20:36:14
Amigos de uma olhada no link abaixo!!!

Microsoft não mudará planos de encerrar suporte gratuito ao Visual Basic 6
14/03/2005[url=http://] [www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=15329&z=4]
USUARIO.EXCLUIDOS 16/03/2005 18:08:46
Barros, qual problema?
WEBMASTER 17/03/2005 01:33:19
Max,

Obrigado por compartilhar conosco esse projeto.
Já assinei e inclusive chamei atenção do pessoal com relação ao que você mencionou.
WEBMASTER 17/03/2005 02:40:47
Em que se fizer necessário dou todo meu apoio ! x)
USUARIO.EXCLUIDOS 17/03/2005 09:24:22
Sendo bom ou não a continuação do VB minha humilde assinatura está lá... Abraços.

Oks,
Rafael Portal
ARCE 17/03/2005 17:54:09
Pela continuação do Vb6estou dentro,
estamos ai pro que der e vier !!!!!!!!!!

estou nessa sim!

Abraços
Página 3 de 6 [54 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas