PETICAO PELA CONTINUACAO DO VB6

USUARIO.EXCLUIDOS 11/03/2005 17:31:16
Lembrei de outra:
Dizem que o violão é o instrumento mais fácil e ao mesmo tempo mais difícil de se tocar. Você pode sair espanado nele feito um cantor de música sertaneja ou buscar a técnica de um Baden Powell (pros amigos de além-mar: violonista brasileiro de finíssima cepa, já falecido; alguém como o vosso Francisco Cruz).

VB6 permite erros grotescos, é "popular" demais, qualquer garoto mexe, mas, como o violão do Chico da Roça, agrada. Agrada sim! Pois o seu cliente não lhe pergunta em qual linguagem você fez o "pograminha". Ele quer é que você tenha atendido ao que estava estipulado em contrato (fala pra ele que fez em Assembly e quero ver o que ele vai dizer )
USUARIO.EXCLUIDOS 11/03/2005 17:34:47
Citação:

-------------------------------------------
Analogia: seria como se os fabricantes de aeromodelos passassem a produzir só aparelhos que exigissem "brevê" de piloto comercial com pelo menos 200 horas de và'o. A molecada que brinca de aviãozinho e sonha em ser piloto ficaria reduzida a uma meia dúzia de geniozinhos.
-------------------------------------------

Não acho que seria ao contrario, o VB proporciona que o fabricante de aeromodelos competem com a Boeing. Produzindo um avião belo por fora mais por dentro é uma caixa preta.
Não que o VB não de para fazer algo profissional, mas possibilita que picaretas façam sistemas bonitos mas com o tempo vem a dor de cabeça, mas enquanto isso ele já pegou nosso cliente com preço 10X menor.

WEBMASTER 12/03/2005 00:29:30
Parecemos políticos angariando votos em dias de debates...
Com certeza devemos buscar novas tecnologias para que não paremos no tempo, porém devemos lutar que a Microsoft não se esqueça do VB.

Utilizando a analogia do violão: Por acaso alguém compra ou gosta de Toninho do diabo??? Ou preferem algo como Tom Jobim e letras de Vinícius de Moraes???

Há muitas empresas que ainda usam o Cobol e não pensam em mudar!!!

é uma questão de preferência...aqueles que desejam ir a favor do VB...perfeito, já os contras, por favor, não utilizem pensamentos da ditadura!!!

SDS

Screech
PEPE.LEGAL 12/03/2005 00:31:17
Grande Maxmummy

De fato, acho que tudo tem seu tempo e sua vez. O tempo do VB6 passou.
Evidentemente que todos podem continuar programando no velho e bom vb mas os desafios do futuro serao resolvidos com ferramentas com maior poder de fogo.

Vou citar um exemplo, nada é mais facil de programar do que o clipper. Muita gente continua dando suporte e programando em clipper, mas chega uma hora em que o cliente olha uma tela bonita, cheia de recursos da concorrencia e começa questionar sua capacidade ou mesmo o seu interesse em continuar na profissao. Quantos programas em Clipper da concorrencia adormecida cada um de voces ja nao detonaram?

Por outro lado, vejam que a industria tem que criar coisas novas todos os dias para um mercado que ja esta esgotado (USA, Europa, Asia ) . Ou seja quem tem um dvd nao vai comprar um segundo dvd da mesma forma que alguem troca de sapatos, entao, a industria tem que tornar o que existe de mais moderno hoje na sucata de amanha. é quase uma obrigaçao, que faz a roda girar.

Dessa forma aparelhos que necessitam de programacao serao disponibilizados e quem estiver com ferramentas para desenvolvimento apenas em desktop vai perder muito espaço. Vejam só os celulares com sistema operacional, e isso tende a crescer muito. integracao com internet, quem sabe robots, infelizmente, chega uma hora em que nao da mais pra brincar de programar , e o .Net chegou para atender o mercado profissional. Essa é a minha opiniao.

De qualquer forma, nem comecei a programar em .NET, e digo porque: Eu tenho um planejamento de longo prazo, aonde eu divido em periodos (anos) de total renovacao e desenvolvimento e outros de vendas e manutencao. Assim eu tento esgotar todo o potencial mercadologico de um produto pois se voce ficar o tempo todo programando (tipo uma hora resolve desenvolver em java, depois dot net, muda tudo para Firebird, muda de novo para oracle e assim vai, seguindo o sabor da maré) nao sobra tempo para ganhar dinheiro. Entao pretendo atualizar meus sistemas em VB6/DAO/access para C#.NET /ADO.NET/Firebird daqui a 2 / 3 anos.

VB6, que Deus o tenha em paz.

USUARIO.EXCLUIDOS 12/03/2005 13:49:14
Registro aqui meu total apoio e absoluta concordà¢ncia com o Tio Max. Estou nessa, como pessoa física e jurídica, conte comigo.

Com vistas ao exposto pelo Flávio, devo dizer que concordo em muitos aspectos, e que realmente é muito mais trabalhoso e demorado corrigir um sistema "viciado", demanda mais tempo e nem sempre tem um resultado senão pontual, específico e de momento. Mas teço uma ressalva aos comentários do caro Flávio:

Obviamente, as alterações na plataforma foram muito positivas nesse sentido, ou seja, não há ainda uma "cultura" de desenvolvimento, portanto não há tantos vícios de metodologia ou de programação.

Mas não se iluda, pois esses vício nascem com as linguagens e só se transformam em erro quando as linguagens são dinà¢micas. Dessa forma, as linguagens do .NET prometem repetir a história, ou seja, novos vícios surgirão, esses vícios se incompatibilizarão com tecnologias futuras, não há muita diferença do panorama atual.

Acolho a sugestão do Tio Max, por entender que é um caminho até mais suave para que a própria Microsoft seja beneficiada, com maior volume de adesão ao .NET.

Com relação aos vícios de linguagem, esse "detalhe" em especial, acredito que seja mais fortuito que uma padronização da didática fosse cogitada em nível nacional, tanto em instituições oficiais quanto em empresas de cursos livres e editoras. Isso sim poderia atenuar o problema para as próximas gerações. E, claro, buscarmos nós mesmos eliminar esses vícios.

Resumindo, contem comigo para engordar essa petição.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/03/2005 15:28:43
Esse fórum tá cada dia mais espantoso. Onde isto vai parar? Daqui a pouco estarão discutindo filosofia, política e legislação. Parabéns, gosto de ler os comentários de todos, são pessoas bem esclarecidas.
Minha humilde opinião, eu acredito que esta forma forçada em passarmos a utilizar uma nova ferramenta (ninguém é obrigado a trocar) seja a mesma coisa que nós fazemos com nossos clientes também, ou não?
Quem de nós não tinha seu sistema em cobol, clipper ou dataflex e, com o surgimento das 'telas bonitas' não deram um upgrade nos sistemas e forçaram seus clientes a utilizarem o novo? Aquele que não queria trocar ficou sem suporte, ou então, te deu serviço dobrado!
Ainda não vi a fundo o VB.Net, mas andei dando umas 'olhadelas' e percebi que está tudo pendendo prum mesmo lado e estamos chegando a um conceito 'básico' em programação. Quem dominar uma linguagem, estará dominando a todas, pois estão utilizando os mesmos conceitos e até os mesmos comandos, o que facilita pular de uma pra a outra, ou desenvolver algo aqui e outro alí e fazer os 2 interagirem entre sim. E isto é maravilhoso!!!
Esta é a roda do progresso, e é assim que sempre foi e assim que sempre será!
Abraços e muito serviço a todos.
Milton
MARCELO.VB.PIRA 12/03/2005 17:07:44
Assinei...

WEBMASTER 12/03/2005 22:25:37
Pessoal,

Já vi que está na moda usar analogia, adotar o VB.Net hoje é pura perda de tempo, é a mesma coisa de você colocar o motor do AUDI A3 no GOLF, O motor do GOLF já e excelente e o custo de manutenção é inferior.

Três camadas - é outra bobagem.
------------------------------------------
Só tem que ter duas, o Front End pode ser em qualquer linguagem, e a parte de negócios tem que ser desenvolvida dentro da base de dados(SGBD). O SGDB fica responsável pela integridade,triggers,validação,backup,agendamento,procedures,controle de usuários,permissões e etc.
FOCO
--------
O profissional tem que saber utilizar as ferramentas adequadas, exemplo:

WEB- PHP, MYSQL,APACHE,LiNUX
Utilitários - JAVA e C
Banco de dados - Oracle ou Sql Server
Front End-Delphi ou VB

Agora para finalizar, qual é a ferramenta padrão para base de dados do VB.NET?

Até mais,

USUARIO.EXCLUIDOS 14/03/2005 12:48:03
Não sou contra mas também não vou assinar. Na nossa profissão é comum a evolução tecnologica, e ficar presso ao VB 6.0 é ficar atrasado tecnologicamente, criar raizes em nossa profissão é um caminho muito perigoso e pode ser desastroso.

Estou estudandio .net e fiz um trabalho em JAVA e pegar o VB 6.0 depois disso realmente senti uma diferença enorme e não me deu nenhuma saudade do Vb 6.0

Dizer que .Net é perda de tempo realmente nada se sabe dessa nova tecnologia. Quanto mais para Web a evolução é surpreendente.

Acho muito improvavel, até mesmo impossível da Microsoft continuar a atualizar o Vb 6.0, ate mesmo pq essa linguagem já pegou nos EUA, e até aqui também, cresce cada vez mais o número de empregos em .Net pelo menos aqui no RIO.

Estudem .net , esqueçam VB6.0 (claro ainda vai estar no mercado durante muito tempo como ainda temos o COBOL), mas não fixem raizes em nenhuma plataforma...se querem ser desenvolvedores devem ter em mente que a cada dia tera uma nova tecnologia e não se deve prender ao passado.
WEBMASTER 14/03/2005 13:01:14

===>O único .NET que eu quero hoje, é o ASP.NET.

- o .NET é utopia para pequenas e médias empresas. Mas para quem quiser colocar uma Cherokee para andar dentro da cidade queimando uma baba de gasolina, tudo bem.

Página 2 de 6 [54 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas