POLEMICA DA SEMANA - LINGUAGEM "NA" PROGRAMACAO

ALMARTI 09/03/2005 19:26:05
Depois das boas notícias dadas pelo Kpela sobre o Và' Joba, em homenagem a ele trago uma pequena polêmica para semana.

Linguagem na programação e não linguagem de programação. Gostaria de saber o que acham sobre termos estrangeiros nos softwares brasileiros. No apenas em funções tipo "Open" eao invés de Abrir, mas tambem nos nomes dos softwares. "System Mananger..." etc.

O quanto patriota estamos sendo com nossas criações. Claro, os compiladores, a invenção dos compiladores, não nossa. Mas se os estamos utilizando para fins nacionais, devemos falar como brasileiros ou como brazileiros?

USUARIO.EXCLUIDOS 09/03/2005 19:52:15
Bom eu particularmente gosto de trabalhar com a liguagem "Brasileira"

"Abrir", "Fechar", "Salvar".

é uma pecularidade minha

apesar que muitos prezam por nomes pequenos, para objetos e tals
é talvez por isso muitos utilizam termos em ingles.

CLEVERTON 09/03/2005 22:13:55
Tb gosto somente do BraSileiro [S67]

essa é minha pátria.

esse negocio de OPen , Save, bla bla bla num tá com nada [S35]

acho que o programa fica "xucro" rs...
USUARIO.EXCLUIDOS 09/03/2005 22:21:57
Almarti e Colegas:

Obrigado a vc. e ao Kpella pela atenção e pela homenagem.

Mas estou sériamente inclinado a parar com o VB e a informática em geral.

Isto, porque, fazendo fisioterapia para corrigir a paralisia de um dos meus neurà'nios, o Tico, justamente o que foi mais rebelde e responsável por meu lado polêmico, um dos exercícios é fazer alguma coisa com palitos de sorvete.

Já consigo fazer um quadrado, o trià¢ngulo estou tirando de letra, e o próximo passo é fazer uma caixinha, para guardar minhas boas lembranças do pessoal aqui do site.

Inclusive, vou fazer um site, para ensinar a fazer coisinhas com palitos de sorvete. www.palitosmania.com.br, que tal ? Assinantes do VbMania vão ter descontos.

Mas, vamos lá:

Estamos escravos, pelo menos na sintaxe, dos termos em inglês. Seria bom, se pudessemos fazer assim:

SE Campo1 for igual a "X" então
abra "arquivo" para entrada como #1
Caso Contrário
feche "arquivo"
E fim do SE, porra ...

Mas não dá.

Então vamos continuar assim:

If Campo1 = "X " then
Open "File" for input as #1
else
close #1
end if

Mas o que eu quero dizer é o seguinte:

A língua da linguagem (gostaram ? língua da linguagem é boa) de programação é a que menos importa.

E se vcs forem fazer um sistema para ser utilizado em outro país ? Pensem grande !!!. Quem sabe um sistema de vocês seja "exportado". Deixem brechas para Português, Inglês e Espanhol. Usem RESOURCES, Tabelas, o diabo à  quatro. Um dia vocês vão precisar.

Quanto á linguagem "para" programar, tudo bem. Experimentem um VB traduzido para o italiano, onde o Windows chama-se Ventana...

Abraços

Obrigado pelo carinho.

ALMARTI 09/03/2005 23:13:30
Já que tivemos a honra de ter respostas do proprio webmaster do palitosmania.com, vou destacar o tópico. Estamos torcendo por você Joba. COncordo com vc com a brechar para demais idiomas. Só não acho legal forçar outro idioma, que nao o nosso, enquato o direcionamento for para o Brail
WEBMASTER 09/03/2005 23:57:11
Eu, particularmente, crio meus sistemas para diversas linguagens!
Mas, por exemplo, se o sistema for primeiramente direcionado para o Brasil, o idioma inicial do mesmo é Português Brasileiro; se for direcionado para a Inglaterra, o idioma inicial é Inglês Brità¢nico, entendem ?
Adapto meus sistemas as necessidades que se vão revelando...
THIAGO.CESAR 10/03/2005 08:10:46
Estou com o Young. O Software deve estar na linguagem do usuário, mas como mal consigo desenvolver para a vizinhança, imaginem desenvolver para os gringos?

Agora, sinceramente, como os nomes estrangeiros nos impactam, não é verdade? Trazem idéia de complexidade, robustez e potência (tá, exagerei). Mas você já se imaginou dizendo: "Deu um inseto no meu Janelas 98", ou, "Está passando 'Os Simpsons' no canal Rapoza"? Nacionalismo à  parte, é, no mínimo, estranho... E assim o próprio português de Portugal. Não gosto de criar ficheiros, gosto de criar arquivos! E absorvemos esses nomes com tanta facilidade que até os desassociamos de seus significados. Você pensa em hotmail como uma carta quente? "Ei, meu endereço é thiago@cartaquente.com"... Sérá que esses nomes lá nos EUA soam tão bem quanto para nós? Que diriam da maionese HellManns, por exemplo (Hell=Inferno) ??? E tantos outros termos que falamos...
Red Hat -> Chapéu Vermelho
Download -> "Carregar para baixo" (é isso mesmo?)
Outlook Express -> "Visão de mundo expressa"

é complicado... mas vamos continuar usando nosso português mesmo que uma hora "pega". Vejam a Vivo, a Oi, a Claro (pra que nomes mais simples que esses?). Fixaram mesmo! é pura questão de Marketing (ops, mercado)...

P.S. Você sabia?
Que algumas palavras da língua inglesa foram "aportuguesadas"? Por exemplo, Football (Futebol), Shampoo (Xampu), Shopping (Xópingue , isso mesmo! podem perguntar a algum professor de português! [S92])

Desculpem por ser extenso, me empolguei
USUARIO.EXCLUIDOS 10/03/2005 09:52:20
é Thiago, concordo, mas acho que o Almarti quis dizer é sobre aqueles sistemas Brazucas que quando o cara liga no suporte e pergunta como faz para editar o cadastro de Parceiro sai uma conversa assim:

[Usuário] Bom dia
[Operador] Bom dia
[Usuário] Como faço para editar o cadastro de Parceiros
[Operador] Fácil, vc está com o sistema aberto
[Usuário] O Claienti Genereitor (Detalhe, o cliente nem sabe pronunciar "Client Generator")
[Operador] Isso, então, entre no item parceiro, selecione o parceiro desejado e clique em "OPEN"
[usuário] OPEN??
[Operador] Isso, aquele iconizinho de uma pasta amarela aberta!
[usuario] Certo
[Operador] Agora faça as alterações desejadas e clique em "Save", se vc não quiser alterar clique em "Cancel"
[Usuario] (Sem entender nada e pensando em ligar quando tiver terminado fala) A, entendi, beleza então abraço!

mais ou menos isso, quantos sistemas eu já não vi assim, como o cliente alvo é brasileiro, pq deixar tudo com nome inglês, alem de ridiculo complica o entendimento do sistema, todos os sistemas que faço são 100% braSucas....

Não só por questão de patriotismo, mas tb por questão de entendimento e facilidade, quando faço um sistema, penso que até um macaco tem que saber usar sem fazer merda, assim, se estou programando para macaco (ei, adoro ser brasileiro, isso é apenas uma analogia ok??), pq colocar a linguagem para barata ?? (isso mesmo, to zuando os gringo hehehe)

USUARIO.EXCLUIDOS 10/03/2005 10:10:58
Galera tenho que concordar plenamente com todos vocês, mas devemos lembrar que os compiladores são elaborados para ser entendido mundialmente, pois a linguagem internacional é o maldito Inglês, entretanto nada impede que tenhamos um padrão de declaraão de variáveis, atribuição de procedures, eventos e funções em português, ou seja, ao invés de declarar Dim FileSize as Long , podemos declarar
Dim TamanhoArquivo as Long , mas convenhamos que o nome da variável fica imensa.
Outro Exemplo:
de Private Function FileSize () para Private Function TamanhoArquivo ()

é possível, mas teremos que nos adaptar a toda essa imposição USA nas nossas vidas profissionais e mesmo pessoais. Histoticamente temos uma grande interferência dos caras dos USA.

Bom sei pareço partidário da linguagem escrita em Inglês, mas não é pois una nova adaptação para tentar ser patriota levaria algum tempo, mas vale será que a pena readaptar nossas rotinas somente por auto afirmação patriota? Ou devemos ter a coragem de oficializar esta discussão? Ou ainda vamos ficar discutindo um assunto que amanhã ou semana que vem já foi esquecida por particamente todos que lerao e/ou postaram alguma opinião?

é complicado ficarmos discutindo coisas que sabemos que será difícil por em prática ou mesmo conscientizar uma comunidade interia de programadores que realizam curso em Inglês nos curso oferecidos no nosso Brasil, ou seria Brazil?

Novamente sei que estou tocando a ferida de alguns aqui, mas esta é minha opinião, pois cheguei a conclusão desde a época da faculdade que lutar contra a infernal Globalização Norte AMericana sim, mas vamos fazer de forma mais objetiva e funcional. é válido discutirmos aqui idéia diversas sobre diversos assuntos polêmicos, mas será que amanhã ou semana qua vem estas sugestões e decisões cairão no esquecimento?
Vamos refletir!!!!!!
TAMANINI 10/03/2005 10:33:55
Citação:

Já que tivemos a honra de ter respostas do proprio webmaster do palitosmania.com, vou destacar o tópico.

Naum é o webmaster, Và' Joba pelo jeito voltou.
----
Bem, eu ainda tà' fazendo uma mistura de lingua, tipo em algumas declarações de variáveis eu acabo utilizando o inglês e algumas funções o Português, mas irei tentar padronizar. Quanto a interface do sistema deixo tudo no português mesmo, já que, quem vai usar mesmo são brasileiros, futuramente, espero já distribuir com outras linguas, isto pensando em vender para o exterior.
LCSD 10/03/2005 11:15:30
Almarti

Quando se tratar de Interface para usuário Final minha opinião é que deva ser em Português, agora se for, por exemplo, um componente do tipo do Hidden aí eu sou contra, porque os Desenvolvedores já usam diariamente os Grids com TextMatrix, Refresh, etc...... "aportuguesar" os Métodos, Propriedades e Eventos é um Tiro no pé, pois aumenta a curva de aprendizado e assimilação.
[s92]
Página 1 de 5 [42 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas