TELA DE ORCAMENTO

DAVID.SP 08/06/2005 00:45:22
Amigos,

Ainda sou novato em VB e peguei para fazer um sistema para uma mecà¢nica e tem uma tela de orçamento. Vou explicar + ou - como funciona.
Tem a tela principal do orçamento com dbgrid e ao clicar em um botão, aparece outra tela onde será digitada a descrição do serviço para adicionar ao dbgrid, quanto a isso tudo bem. O problema é que ao abrir a tela principal, o dbgrid não vem em branco (por ser um novo orçamento), não consegui fazer isso.
Alguém poderia me ajudar?

Fico muito agradecido.
ALEXANDRE.SANTO 08/06/2005 00:56:41
Coloca o seu codigo ae pra gente dá uma olhada !!!!!
DAVID.SP 08/06/2005 01:24:46
Coloco sim,

Mas eu pensei em colocar um instrução SQL para buscar registros do número corrente do orçamento, claro que ele não vai achar pq é um número novo e o dbgrid ficará em branco, não sei se a minha idéia é válida, mas não funcionou. Vou colocar abaixo o pedaço desse código:

sql = "SELECT Orcamento.* From Orcamento WHERE ((Orcamento.Orcamento) = txtorcamento.text)"
data1.RecordSource = sql
data1.Refresh

Só que aparece a mensagem de erro: Run-time error "3061"
Too few parameters. Expected 1.

E esse erro é no data1.Refresh

Obrigado,
DAVID.SP 08/06/2005 01:29:06
Amigos,

Só para completar, se eu colocar o código sql acima dizendo para trazer as informações de um orçamento existente, ele tb não traz:

sql = "SELECT Orcamento.* From Orcamento WHERE ((Orcamento.Orcamento) = 28)" , por exemplo.

Não manjo muito em instrução SQL, tem algo errado?

Obrigado pela força,
LCSD 08/06/2005 07:21:16
David

Bom Dia

Sua Tabela tem o nome de Orcamento e um campo de mesmo Nome (Orcamento)?
[s55]

Se você se equivocou e a Tabela se chama Orcamentos tudo bem, senão é um procedimento ter o Nome das Tabelas como o Plural da Coleção a que ela pertence, por exemplo Orcamento -> Orcamentos, NomeProduto -> Produtos, NomeCliente -> Clientes, etc...

Veja se o campo Orcamento é mesmo Orcamento ou não é NumeroOrcamento.

Até Breve
[s50]
ALEXANDRE.SANTO 08/06/2005 11:28:48
Nossa isso que KPELLAJR falou e verdade............mude o nome do campo ou da tabela pra ficar mais simples

SQL = "SELECT Campo * FROM Tabela WHERE Campo = 28"

No caso campo seria numero........agora se for tipo texto o 28 vae entre aspas simples '28'
DAVID.SP 08/06/2005 14:19:33
camaradas,

é isso mesmo tenho um campo com o mesmo nome da tabela. Valeu pelo toque, eu até já troquei.
Só que o esquema que o Alexandre Santo falou não funcionou. Na variável sql ele simplesmente colocou toda a instrução: SQL = "SELECT Campo * FROM Tabela WHERE Campo = 28", e não os registros.
Pessoal desculpe-me por estar fazendo perguntas idiotas, um dia eu chego lá.
DAVID.SP 08/06/2005 14:55:31
Amigos,

Consegui, só tem uma questão, como faço para ele puxar os registros de um valor que está sendo gerado em um text.
Vou explicar melhor: Na tela de orçamento o numero do orçamento é gerado automaticamento (auto-numeração), e estou querendo fazer uma instrução sql para ele localigar os registros deste número, claro que ele não vai achar por ser uma comissão nova, dai eu posso entrar com o novo orçamento. Não sei se essa é a lógica.
Dúvida: como faço para ele pesquisar pelos registros pelo número do Orçamento que está no text, eu tentei da maneira abaixo e não deu certo:

sql = "SELECT Orcamento.* FROM Orcamento WHERE Orcamento = txtorcamento.text"
data1.RecordSource = sql
data1.Refresh

Obrigado mais 1 vez pela força,
DAVID.SP 08/06/2005 15:12:28
Caros,

a instrução correta é:

sql = "SELECT Orcamentos.* FROM Orcamentos WHERE NumeroOrcamento = txtorcamento.text"

Eu troquei conforme dicas de vocês mas não havia trocado na instrução, mas mesmo assim não funcionou.

Obrigado,
USUARIO.EXCLUIDOS 08/06/2005 15:23:06
Resposta escolhida
selecione o campo da tabela onde o campo é igual a txtorcamento.text, então

sql = "SELECT NumeroOrcamento FROM Orcamentos WHERE NumeroOrcamento = " & txtorcamento.text

voce precisa do & para concatenar a instrução sql com o valor da text, isto é regra, toda vez que precisar unir duas strings, utilize o &
DAVID.SP 08/06/2005 15:58:58
Perfeito Wilim,

Obrigado pela força, só que a minha lógica não funcionou. Estou dando um addnew no meu banco de dados, teoricamente ao abrir o form ele deveria trazer uma linha em branco no meu banco de dados para cadastrar outros dados, mas não rolou, ele traz o último registro gravado, você poderia me dar uma força, por favor.

Obrigado a todos,
Página 1 de 3 [28 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas