AJUDA PARA LIBERACAO DO SISTEMA EM TERMINAIS
Caros, gostaria de uma ajuda para trabalhar com liberações em terminais, ou seja, preciso trabalhar com implantação de sistema por quantidade de terminais. caso o cliente tenha 2 terminais seria um valor, 3 terminais outro valor e assim sucessivamente. o problema é que a distancia como saber se realmente o meu cliente tem 2,3,4 terminais pois ele pode estar instalando em 5 e me dizendo que tem 2 para conseguir um preço melhor. sendo assim peço a ajuda de todos para me apresentarem dicas de como posso controlar isso de forma que possa saber realmente quantos terminais estarei liberando minha cópia.
Cria uma chave de liberação do sistema para cada instalação, de forma que ele tenha que te ligar pra vc liberar uma chave de acesso pro sistema entrar... é super fácil de se fazer... Fiz isso num sistema meu e funciona corretamente....
Tipo: serial (randà 'mico) / serial do hd / data/hora/ano
Chave de liberação: número de série criado por vc (seq numerica ou hexadecimal)
AÃ ele te liga pra pedir a chave de liberação e vc só dá se ele tiver o contrato pra x computadores... se ele tiver excedido, o prog não funcionará...
Tipo: serial (randà 'mico) / serial do hd / data/hora/ano
Chave de liberação: número de série criado por vc (seq numerica ou hexadecimal)
AÃ ele te liga pra pedir a chave de liberação e vc só dá se ele tiver o contrato pra x computadores... se ele tiver excedido, o prog não funcionará...
Caro amigo, eu já tenho uma chave para liberação no cliente ou seja cada vez que tenho que instalar um sistema tenho que passar a licenca. acontece que caso o cliente me ligar dizendo que formatou a máquina ou teve que desinstalar o sistema e instalou novamente sendo assim ele quer novamente a liberação justificando que é a mesma máquina podendo no caso ser outra.
No meu sistema ele gera um serial diferente pra cada hd, pois pega o numero de serie do hd, nao tendo como repetir, se ele ligar informando o msm serial do hd td bem, caso não, nada feito....
ok, entendi..então estaria fácil pois seria colocar na minha liberação o número de série do hd ou seja acrescentar esse número ao meu já pronto. uma última dúvida, este número de série do hd não se repete nunca mesmo, mesmo sendo mesma marca, etc..etc..
nunca lidei com uma repetição de serial...
acredito ser uma solução bem segura....
acredito ser uma solução bem segura....
Existem bibliotecas (chamada API pura) que pegam dados da BIOS, é uma boa solução também
Caro amigo,
contrariando as idéias dos demais, que respeito, mas é impropria para quem tem muitos clientes e terminais espalhados. Explico:
Se voce controlar o seu programa pela serial do Hd ou qq outro numero, seja da bios, etc, a cada vez que um terminal for formatado, voce tera que parar o que estiver fazendo para atender esse cliente, sem receber nada por isso. Alem disso, pessoas mal intencionadas, justamente as que voce quer combater, poderao utilizar o Ghost ou outros programas para driblar sua defesa. Dessa forma, apenas os bons clientes serao prejudicados pela sua pseudo-protecao.
Pelo que entendi voce quer limitar o numero de acessos simultaneos... minha sugestao é que , no seu programa, cada vez que alguem logar no sistema, o nome do computador da rede seja registrado no banco de dados. Se o cliente tiver comprado utilizacao para 3 terminais, por exemplo, o sistema verifica quantos estao no arquivo de log e bloqueia o quarto micro, se houver. Esse numero seria configurado no ato da instalacao. Se algum micro for instalado sem a sua autorizacao, tudo bem, desde que haja apenas mais dois conectados, somando 3. No momento que o cliente resolver ampliar o numero de maquinas, uma chave de liberacao, com o numero de terminais seria vendido e implantado no sistema. assim, imagino voce teria total controle sem aborrecimentos ou perda do precioso horario de trabalho.
contrariando as idéias dos demais, que respeito, mas é impropria para quem tem muitos clientes e terminais espalhados. Explico:
Se voce controlar o seu programa pela serial do Hd ou qq outro numero, seja da bios, etc, a cada vez que um terminal for formatado, voce tera que parar o que estiver fazendo para atender esse cliente, sem receber nada por isso. Alem disso, pessoas mal intencionadas, justamente as que voce quer combater, poderao utilizar o Ghost ou outros programas para driblar sua defesa. Dessa forma, apenas os bons clientes serao prejudicados pela sua pseudo-protecao.
Pelo que entendi voce quer limitar o numero de acessos simultaneos... minha sugestao é que , no seu programa, cada vez que alguem logar no sistema, o nome do computador da rede seja registrado no banco de dados. Se o cliente tiver comprado utilizacao para 3 terminais, por exemplo, o sistema verifica quantos estao no arquivo de log e bloqueia o quarto micro, se houver. Esse numero seria configurado no ato da instalacao. Se algum micro for instalado sem a sua autorizacao, tudo bem, desde que haja apenas mais dois conectados, somando 3. No momento que o cliente resolver ampliar o numero de maquinas, uma chave de liberacao, com o numero de terminais seria vendido e implantado no sistema. assim, imagino voce teria total controle sem aborrecimentos ou perda do precioso horario de trabalho.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas