VBMANINA MORRENDO AOS POUCOS

FABRICIOWEB 14/05/2025 16:04:40
O VBMania fez parte essencial da minha jornada — aprendi, cresci e fui acolhido por verdadeiros irmãos de comunidade. Com a ascensão das novas linguagens e da inteligência artificial, é triste ver esse espaço incrível perdendo força. Ainda assim, sigo como um usuário fiel, grato por tudo que vivi e aprendi aqui.
NILSONTRES 14/05/2025 17:29:26
Alterado em 14/05/2025 17:38:17 Verdade, mesmo sentimento meu. Faz dias que não existe uma postagem, Chat GPT por exemplo esta uma mãe.
Mas ainda assim pode ser útil, eu por exemplo tenho um pepino não resolvido até hoje, nem buscando em IA, não consigo via VB.net fazer a Manifestação do Destinatário.
Minha esperança estava em aguem daqui, mas todos sumiram, kkk.
WEBMASTER 14/05/2025 18:38:44
Infelizmente é sinal dos tempos...
Sabemos que aos poucos a IA tende de fato a substituir sites e comunidades, levando o individuo cada vez mais a resolver com a máquina e trocar menos ideia com a comunidade.
A tendência veio para ficar sinceramente e as notícias para a comunidade são cada vez mais isoladas
KERPLUNK 15/05/2025 17:12:58
Acreditem se quiser: hoje em dia em torno de 65% das minhas tarefas tem código de IA.
Em torno de 30% são tarefas pequenas e várias delas a IA faz TOTALMENTE SOZINHA eu só confiro o resultado e muito de vez em quando faço algum ajuste.
Na prática, blocos de tarefas que antigamente levaria coisa de uns 3 dias, agora leva umas 4 horas. Mesmo as tarefas mais complicadas a IA adianta muito o serviço, mas MUITO mesmo.

Teve alguns dias em que a maioria das tarefas era tudo coisa pequena(campinho numa tela, mudar rotina de lugar por causa do DDD...) e essas a IA tira de letra.
Resultado: desses dias, quase não fiz nada, mas matei várias tarefas na minha fila.

O que vejo: com o tempo, se todos os outros DEV's fizerem isso, vai faltar demanda(coisas pra fazer) e com o tempo a tendência é redução de pessoal.
Expandindo isso pra todo lugar, o que vai acontecer com o tempo é uma drástica redução de DEVs. Isso com o cenário de IA atual. Se ela ficar ainda mais eficiente isso se acentua.
KERPLUNK 15/05/2025 17:17:32
Assino em baixo o que o WEBMASTER disse.
JCM0867 19/05/2025 11:08:00
Alterado em 19/05/2025 11:24:07 Já faz um tempo que não entrava aqui. Agradeço a todos a grande ajuda que obritive e muitas coisas que aprendi nesses anos todos (13 anos)
.
Temos que se adequar e essa nova Realidade. assino embaixo o que o KERPLUNK falou.
Sito que nosso mundo como DEVs estão com os dias contados.
Uso muito a IA (Copilot), Códigos, querys complexas. Quase tudo ela resolve. Só faço alguns ajustes e testes e passo a régua.
Trabalhos monotonos e demorados, boto a IA pra fazer e só preciso do Ctrl+c, Ctrl-v

Sem falar que a gente acontuma com essa tecnologia, Entro no Copilot e digo Bom dia e conveso como se tivesse uma pessoa do outro lado, podemos perguntar qualquer coisa, não só de trabalho, no Chat GPT até minha cozinha nova ele desenhou...kkk...Arquitetos tb estão com os dias contados.

EPISCOPAL 19/06/2025 13:06:11

Citação:

Entro no Copilot e digo Bom dia e conveso como se tivesse uma pessoa do outro lado.

Achei que fosse só eu que dava bom dia pra IA.

É, uso IA praticamente pra tudo: GIS, CAD, Excel, Geo ... VB6 (hobby)

Ja que alguem disse "MORRENDO AOS POUCOS" poderia o Webmaster, em caso afirmativo, colocar o repositório no GitHub. Fizeram isto com o PSC.
MARCELODAVID 23/06/2025 17:21:51
Alterado em 23/06/2025 17:25:04 Concordo com praticamente tudo aqui…
Mas essa frase me pegou:

Citação:

Sinto que nosso mundo como DEVs está com os dias contados.

Acredito que, na realidade, quem está com os dias contados são os DEVs ruins.
A IA chegou forte e está começando a separar quem realmente entende do que faz de quem só copia e cola código.
Ou seja, ela está "separando os homens dos meninos"

Por que digo isso? Dá uma olhada no primeiro comentário do KERPLUNK…
É exatamente DEVs como ele quem vai se dar bem e consequentemente, "tomar o emprego do DEV ruim."
O bom desenvolvedor conhece o que faz. Ele sabe usar a IA como ferramenta, entende o que ela gera, corrige quando
precisa e tira proveito e reduz o tempo de suas tarefas em 50%/60%/70%/80%.
Quem dança nesse? Programador ruim e até mediano ou quem não esteja comprometido.

Agora, o programador que depende da IA pra tudo, sem entender o que está por trás, o que ela gera, vai acabar se enrolando.
Imagina um code review com código cheio de erro ou brecha que a pessoa nem percebeu
mas acreditou cegamente que a solução da IA estava 100%… complicado.

Então, reformulando a frase:

Sinto que o mundo dos DEVs ruins está com os dias contados.

E como muitos aqui, também uso IA diariamente. Tenho usado bastante o Claude ultimamente. Acho legal o fato dele considerar o contexto
do projeto, evita sugerir coisas que não fazem sentido ou que possam quebrar o sistema ou passe
nos testes.

Faz um bom tempo que praticamente nenhum código meu sai totalmente “puro”, no geral, tem dedo e mãos da IA, rsrs…

No fim, o desafio é esse: não se acomodar, continuar evoluindo, e principalmente, não virar aquele programador que só copia o que a IA gera sem entender.

Entenda o que a IA faz e ENTENDA O NEGÓCIO para o qual desenvolve.

Gosto da famosa frase do Fábio Akita, que faz cada vez mais sentido:

"O seu grau de empolgação com a IA é inversamente proporcional ao seu entendimento de IA. Quanto menos você entende, mais empolgado fica."
Claro, não cabe direto no contexto do estamos conversando aqui, mas serve de alerta para todos nós...
NILSONTRES 23/06/2025 19:43:48
Citação:

MARCELODAVID

Penso igual, IA não vai fazer sistema pronto pra ninguém.
SINCLAIR 24/06/2025 09:26:55
Bom dia, meus nobres!

Também concordo com MARCELODAVID e NILSONTRES.

"Programador" que quiser usar IA para construir um sistema inteiro, não irá criar uma solução, irá tentar informatizar o problema do cliente, criando ainda mais problemas.

a) "Programador" que usa IA vai ter muito trabalho para fazer um sistema funcional.
b) Manutenção no código fica impossível
c) Adaptações, por exemplo, em função de novas regras de SEFAZ e governos em geral ficam impossibilitadas
d) Fazer customizações nem pensar
e) Suporte Técnico para os usuários será feito por um "programador" que não tem a menor ideia do que está acontecendo nos bastidores do sistema
f) IA fazem bons trechos de código, mas do cadastro de um produto até a saída para comercialização é um trajeto enorme, que precisa entendimento do negócio e leis locais.
g) Para cada sistema feito é necessário entender do negócio que está sendo informatizado, para se criar sistemas que são solução e não apenas informatizar os problemas.
h) Documentação técnica, manual do usuário, diagramas UML (pelo menos os 3 principais), gerência de banco de dados, regras de negócio no BD, são exemplos de "partezinhas" que irão faltar.

Só uns pontos que me ocorrem assim, de imediato, se for pensar com cuidado, dá para escrever um livro de motivos.

É muito mais trabalhoso tentar criar um sistema com IA do que aprender a programar de verdade.

Há quem possa dizer que "fulano fez um sistema com IA". Se for olhar o sistema, é um mero CRUD sem qualquer profundidade técnica.
FABRICIOWEB 24/06/2025 10:58:41
acreditem ou não mas eu mesmo ja corrigir a IA
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Faça seu login para responder