VB X LINUX

USUARIO.EXCLUIDOS 18/03/2005 11:45:29
Amigos(as),

Como muitos no mercado da informatica estamos pensando em migrar nossas estações para linux. Porem temos um impedimento que é nossa base de dados que esta toda em Access. Dai minha questao: como estao as aplicações VB em relação ao Linux, ja sao compativeis? Compensa conberter um sistema em acecss para VB e usa-lo com linux? Caso contrario, o que vcs me sugerem.

No aguardo
USUARIO.EXCLUIDOS 18/03/2005 12:32:51
Sei que já existem várias ideÂÂÂ's vb para linux, só não sei se são compativeis com access, mas na minha opinião, querendo ou não o windows ainda é um dos SOÂÂÂ's mais utilizados no mundo, portanto, acho que ainda não é a hora de pensar em migração...
USUARIO.EXCLUIDOS 18/03/2005 12:45:40
Brgadão ....

O problema e ficar dependendo de licenca da Ms.. mas mesmo assim! obrigado!
JCHARLES 18/03/2005 14:52:15
WESLEYRP,

Aplicação desenvolvidas em VB6 já podem ser rodar em linux através do wine! Mas.... ADO ou DAO, esquece!

Aplicação em VB.NET (qualquer .NET) já há uma esperança: projeto MONO (clone do .NET para Linux).

Access??? é melhor migrar para um BD cliente Servidor como o MySQL, por exemplo.

Uma alternativa é o Desenvolver (ou migrar para) softwares nativamente do Linux utilizando o GAMBAS (http://gambas.sourceforge.net). é uma IDE Basic parecida com o VB, mas não é um clone (existem diferenças conceituais entre o VB e GAMBAS).

SBRUBLLES,
Toda migração é traumática, com certeza. Migrar apenas pensando em custo, pode dar problemas. Mas argumentar que não recomenda migrar de SO só porque o Windows é o SO mais usado no mundo, pode não fazer sentido para muitos, dependendo da necessidade. Em algumas situações pergutariam: e daí?

Claro que, pensando no mundo Desktop e usuário caseiro, acredito que, para maioria, ainda é cedo para migrar (adeus VB, FoxPro, Nero, Word, Excel, CorelDraw, Acess e principamente.... JOGOS). Quem nasceu vendo windows 95, fica desorientado procurando o botão INICIAR para desligar (??) a máquina no Linux.
DOMLOAD 18/03/2005 15:30:46
Concordo com o Jcharles...

... na empresa onde trabalho utilizo windows, em casa utilizo Linux - Kurumim, é mais uma questão de costume mesmo, não vejo que seja tão dificil a migração pois vc pode deixar o Linux igual ao Windows XP dá uma olhada neste site
KDE Look
...vc olhando de primeira nem nota que é linux...

...para a parte de aplicatvos, recomendo o VmWare, Wine e WineX, que dão conta do recado... ...pra banco de dados o negócio é Mysql, Firebird, ou postgre (que são open souce)... tem vários programas que fazem automaticamente a conversão pra vc... ...assi vc não vai ter que se estressar com a parte do banco...

....no mais boa sorte com a migração, com certeza não vai se arrepender !!!

Um Abraço !!!
USUARIO.EXCLUIDOS 21/03/2005 17:10:52
Cara, na minha humilde opinião, faça a migração aos poucos, em nossa empresa, nós usamos Linux a mais de 5 anos, de inicio nós migramos os servidores, depois mudamos o que podíamos, se não puder abandonar o Windows, não se preocupe, vá mudando os aplicativos usados no Windows, como por exemplo, o Openoffice, vá alterando os hábitos dos usuários com outros aplicativos.
Nossa empresa é uma pequena rede de supermercados com 4 lojas, em uma de nossas lojas usamos Linux nos PDVs, em outras 3 não, não temos intenção de migrar de imediato nossas lojas todas para Linux, outra coisa, nossa ultima migração foi um terminal multimídia, como já disse estamos mudando ao poucos, sem afobação.
USUARIO.EXCLUIDOS 21/03/2005 17:29:20
àh, outra coisa, esse é um screem de um de nossos desktops rodando kurumin, fizemos algumas alterações para pregar uma peça nos mais desavisados.

CARINHENA 21/03/2005 17:43:12
Não sou Fã do Linux e não acho ele tão vantajoso assim (tirando claro, a $$), essa migração toda só vai acontecer até quando o Microsoft realmente se sentir ameaçada.
Quando ela se sentir nessa condição, fara alguma coisa, o q? não sei... mas, se tratando dela... pode se esperar de tudo, desde S.O quase de graça até sei la o q...rs..

Perai, ado e dao não é possivel ser usado em Linux por vb (pra funcinar mesmo, usa-se um "emulador" certo?)?
USUARIO.EXCLUIDOS 21/03/2005 17:57:49
Carinhena, respeito a sua opinião, mas o linux é uma realidade, não estou dizendo que ele vai dominar o mercado, e nem deveria, só acho que temos que usar os melhores recursos que temos na mão, como já disse no post anterior, nós não migramos todos nossos sistemas para Linux, e não vamos fazer isso se não for vantajoso para a empresa, atualmente nós usamos em nossa empresa, varios sistemas, "Dos", "Windows 98", "Windows XP", "Windows NT4", "Windows 2000", "Linux/Samba", "Linux/Netware", procuramos tirar o melhor do Software e Hardware, porque eu trocaria um "586" rodando meu sistema em "Dos", por um P4 rodando WindowsXP, isso só aconteceria se eu tivesse um ganho.
CARINHENA 21/03/2005 19:46:09
Sim sim.
Entendo o que quer dizer.
E respeito tb sua opinião.

Boa sorte nessa transição.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas