TESTAR SE IMPRESSORA PARALELA ESTA LIGADA
Pessoal tenho o seguinte problema, quando meu cliente tenta imprimir o cupom de venda em uma impressora paralela ou LPT1, e a mesma nao esta ligada o programa trava.
Gostaria de saber se alguem tem alguma funcao que me retorne se a impressora na porta paralela esta pronta pra impressao ou nao, me lembro que no CLIPPER tinha a funcao isprinter que me retornava true se a impressora estava pronta..
E no VB alguem sabe de alguma forma...
Gostaria de saber se alguem tem alguma funcao que me retorne se a impressora na porta paralela esta pronta pra impressao ou nao, me lembro que no CLIPPER tinha a funcao isprinter que me retornava true se a impressora estava pronta..
E no VB alguem sabe de alguma forma...
Cara...eu só consegui este tipo de retonro usando o open lpt1.dos..não o objeto printer...e ainda sim o erro ocorria quando eu dava o close#1 não diretamente no open
Pegue um componente que eu criei para manipulação da porta paralela
existem comandos neste componente que verificam se impressora está ligada.
com isto evita-se erro de travar o sistema.
O link é
www.ipage.com.br
vá em produtos ==> Dll ==> Ipage Data Print
Lá tá tudo mastigado, boa sorte!
ThatÂÂÂ's All
existem comandos neste componente que verificam se impressora está ligada.
com isto evita-se erro de travar o sistema.
O link é
www.ipage.com.br
vá em produtos ==> Dll ==> Ipage Data Print
Lá tá tudo mastigado, boa sorte!
ThatÂÂÂ's All
Como eu utilizo isso no meu programa, ele instalou uma software de controle da porta, porem como pego esses valores pelo VB?
bem... mesmo que vc faça um teste do tipo
on error resume next
printer.print ""
if err.number <> 0 then
msgbox "erro na impressora"
exit sub
endif
on error resume next
printer.print ""
if err.number <> 0 then
msgbox "erro na impressora"
exit sub
endif
ou ainda, verificar se a impressora está instalada (créditos: macoratti.net)
Public Function Impressora_Instalada() As Boolean
On Error Resume Next
Dim flag As String
flag = Printer.DeviceName
If Err.Number Then
Impressora_Instalada = False
Else
Impressora_Instalada = True
End If
End Function
Public Function Impressora_Instalada() As Boolean
On Error Resume Next
Dim flag As String
flag = Printer.DeviceName
If Err.Number Then
Impressora_Instalada = False
Else
Impressora_Instalada = True
End If
End Function
bem... fiz um teste aqui com os meus dois comentários acima... nos dois casos não travou com a impressora desligada
Jean, no caso acima voce utilizou o Objeto Printer, assim funciona mesmo.
Talvez nao tenha sido muito claro..
Veja. meu cliente tem 2 impressoras conectadas ao terminal, uma Lpt1 paralela, e outra HP na USB01, a impressora padrao é a HP.
Quando termino a venda, vou emitir o cupom de venda na LPT1 ou seja abro a porta LPT1 , e utilizo o comando Print.
Ex: Print "xxxx"
a impressora plugada na Lpt1 que é uma matricial, se estiver desligada vai travar o micro.
Talvez nao tenha sido muito claro..
Veja. meu cliente tem 2 impressoras conectadas ao terminal, uma Lpt1 paralela, e outra HP na USB01, a impressora padrao é a HP.
Quando termino a venda, vou emitir o cupom de venda na LPT1 ou seja abro a porta LPT1 , e utilizo o comando Print.
Ex: Print "xxxx"
a impressora plugada na Lpt1 que é uma matricial, se estiver desligada vai travar o micro.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas