DUPLICIDADE DE REGISTROS NO ACCESS

USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 15:18:11
Boa tarde a todos ainda hj obtive algumas ajudas por aqui porem nao sanaram minhas duvidas sera que alguem poderia tentar me ajudar...o que preciso nao eh dificil porem nao sei como fazer::
Preciso fazer uma consulta em um campo de uma tabela access porem este campo algumas vezes pode ser incluso pelo usuario um valor igual..ex

campo1
registro1--valor 2
registro2--valor 8
registro3--valor 3
registro4--valor 2----como fazer para que eu consiga ver que exitem numa mesma tabela valores neste campo iguias como no caso do 2!!

Qualquer ajuda serve ja que estou parecendo um cego num tiroteio..
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 15:26:09
Utlize o seguinte SQL:

Select count(campo2) as Contar from tabela where campo2 = 2
Retorna o Número de registro q contém o campo 2

ou

Select campo2 from tabela where campo2 = 2
Retorna todos os registro q contém o valor 2

USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 17:00:41
Caro nilton obrigado pela ajuda porem na verdade nao sei em qual posicao estaria esse campo duplicado este meu ai acima foi apenas um exemplo para o melhor entedimento.....tenho um bd que sei que pode haver duplicidade porem nao sei qual posicao ele estaria ja que ele poderia esta em qualquer posicao.mas grato pela ajuda amigao
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 17:29:53
Resposta escolhida
o exemplo do nilton retorna todos os registro que possuem um campo com o mesmo valor,
para localizar o proximo registro na tabela que contenha o numero que você quer, tem que utilizar o find ou findfirst caso seja dao
seudao.recordset.movefirst
seudao.recordset.findfirst "camporg like '" & numerorgaserecontrado & "'"
se utiliza uma text para procura então ficaria assim
seudao.recordset.findfirst "camporg like '" & textrg.text & "'"
se for com ado então é :
seuado.recordset.movefirst
seuado.recordset.find "camporg like '" & numerorgaserecontrado & "'", 0, adSearchForward
lembrando que todos os dados da tabela tem que estar carregados para procura.
no dao voce usa if nomatch e no ado voce usa if ado.recordset.eof = true para saber se achou algum registro
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 17:40:58
caros e saudasos amigos eu nao sei onde nem seu valor que este sendo repetido...com essas ajudas que vcs tem me enviado ainda nao solucionarao meu problema...pois eh o seguinte::
sao varios registros porem podem se repetir mas mesmo assim eu nao sei quem ou onde eles se repetem!!!!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 17:52:16
Leia suas mensagens internas
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 17:52:36
ou seja você não tem o valor do RG para pesquisar no banco??
o rg esta la dentro, duplicado, mas você não sabe qual esta duplicado??
o que você quer seria algo parecido com:
no primeiro reigstro tem o campo1 com valor 2 dentro dele, então o sistema iria comparar este valor com todos os demais registros da tabela, se econtrar avisa o usuario, se não encontrar então ele ve o o segundo registro supondo que ele tenha valor 5 e então faz a pesquisa novamente para ver se acha e assim vai até comparar todos os registros da tabela???
se for isso não posso te ajudar, mas se for então já da uma luz para os demais colegas poderem te ajudar.
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 18:09:09
exatamente meu amigo agora vc entendeu minha dificuldade...o foda ehg que o usuario nao ira ver o meu bd mas tenho que checar que se por ventura ele errou e digitalizou 2 imagens com um mesmo rg!!
nao verdade sei que tenho que fazer uma pesquisa de por exemplo assim
se 23.456.567.-09 este ja estiver nos registros entao
msgbox"existente"
senao
salvar novoRG
fim se

como faria isso???
mto obrigado a todos que sem ganhar nada tentam ajudar.
valeu em especial ao meu amigo willian que esta se esforcando a entender meu problema valeu mesmo cara
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 19:00:16
Seu problema é mais básico e esta no banco de dados. Você esta movendo funcionalidade do banco para a aplicação.

Se duplicidades não são suportadas sobre um determinado campo o mesmo deveria ser chave primária ou deve possuir outro indice único sobre o mesmo.
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 22:48:12
Não seria necessário fazer a consulta prévia. é uma saida.

Faça como o JOSE.NIZ falou, assim na rotina de Insert caso for incluir um registro que já tenha vai retornar erro ai vc trata o erro e emite uma mensagem RG Já cadastrado.
USUARIO.EXCLUIDOS 05/01/2005 10:41:42
....ainda sim cagando
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas