CONSULTA ENTRE CLIENTES E PRODUTOS
KpellaJr, dei uma olhada aki....
como ele faiz pra por akele + na tabela?
no modo estrutura n da rpa por akilo....
e como eu chamaria isso no vb?
como ele faiz pra por akele + na tabela?
no modo estrutura n da rpa por akilo....
e como eu chamaria isso no vb?
bom, eu vi como faiz os relacionamentos, mais n sei como eu xamo isso pelo vb usando adodc...
Faz como o KPELLAJR falou seria o modelo certo para o Problema.
Um resumo do porque.
Temos a Tabela Cliente que se Relaciona com Produtos, esse relacionamento seria uma venda, um pedido, um orçamento ou os 3 depende do que esta fazendo.
Vejamos um lado do Relacionamento
Um cliente pode comprar N produtos Certo?Então temos o relacionamento
1 para N
Agora vejamos o outro lado do relacionamento
Um produto pode ser comprado por N clientes. Então também temos o relacionamento 1 para N
Fazendo a conta temos
1 para N
N para 1 ( aqui é ao contrario , pois seria a "volta" do relacionamento)
N para N ( Resultado da cardinalidade do Relacionamento)
Quando temos um relacionamento N x N origina uma terceira tabela
Tabela Cliente
IdCliente
....
Tabela Produto
IdProduto
....
Tabela ClienteProduto
IdCliente
IdProduto
Sendo que esse seria o modelo basico e não se aplica muito bem para o seu caso.
Pois um pedido além dos produtos tem outras informações. Como a data do pedido, responsavel pelo pedido, entrega do pedido, total do pedido , cliente do pedido e etc.
Então não teriamos um relacionamento Cliente com Produto e sim Pedido com Produto.
Logo:
Tabela Pedido
IdPedido
Data
IdCliente ( aqui seria o relacionamento com a tabela Cliente).
....
Tabela Produto
IdProduto
Preco
Estoque
....
Tabela PedidoProduto
IdPredido
IdProduto
Qtde ( seria a quantidade vendida)
ValorUnit ( seria o valor unitario, é muito interessante coloca o valor aqui , pois caso vc altere o preço do produto vai alterar somente na tabela Produto, e colocando o ValorUnit ( que seria o preço do momento) vc fica com o historico.
Bem teria outros campos mas isso depdende do que esta fazendo e que informações teria o seu pedido. O modelo basico seria esse.
Sobre o ADODC, não uso mas não importa sei que ele aceita consultas SQL, logo basta vc fazer a consulta. Caso tenha dificuldade de uma olhada no Artigo 3 de Programação de Banco de Dados que fala sobre SQL.
Um resumo do porque.
Temos a Tabela Cliente que se Relaciona com Produtos, esse relacionamento seria uma venda, um pedido, um orçamento ou os 3 depende do que esta fazendo.
Vejamos um lado do Relacionamento
Um cliente pode comprar N produtos Certo?Então temos o relacionamento
1 para N
Agora vejamos o outro lado do relacionamento
Um produto pode ser comprado por N clientes. Então também temos o relacionamento 1 para N
Fazendo a conta temos
1 para N
N para 1 ( aqui é ao contrario , pois seria a "volta" do relacionamento)
N para N ( Resultado da cardinalidade do Relacionamento)
Quando temos um relacionamento N x N origina uma terceira tabela
Tabela Cliente
IdCliente
....
Tabela Produto
IdProduto
....
Tabela ClienteProduto
IdCliente
IdProduto
Sendo que esse seria o modelo basico e não se aplica muito bem para o seu caso.
Pois um pedido além dos produtos tem outras informações. Como a data do pedido, responsavel pelo pedido, entrega do pedido, total do pedido , cliente do pedido e etc.
Então não teriamos um relacionamento Cliente com Produto e sim Pedido com Produto.
Logo:
Tabela Pedido
IdPedido
Data
IdCliente ( aqui seria o relacionamento com a tabela Cliente).
....
Tabela Produto
IdProduto
Preco
Estoque
....
Tabela PedidoProduto
IdPredido
IdProduto
Qtde ( seria a quantidade vendida)
ValorUnit ( seria o valor unitario, é muito interessante coloca o valor aqui , pois caso vc altere o preço do produto vai alterar somente na tabela Produto, e colocando o ValorUnit ( que seria o preço do momento) vc fica com o historico.
Bem teria outros campos mas isso depdende do que esta fazendo e que informações teria o seu pedido. O modelo basico seria esse.
Sobre o ADODC, não uso mas não importa sei que ele aceita consultas SQL, logo basta vc fazer a consulta. Caso tenha dificuldade de uma olhada no Artigo 3 de Programação de Banco de Dados que fala sobre SQL.
Só curiosidade, gente...
Queria entender, antes, quais são mesmo os objetivos do projeto em questão.
Trata-se de uma aplicação onde serão emitidas Ordens de Compra (ou Pedidos) e as subsequêntes Notas Fiscais de Compra e Venda, com possibilidade de gerenciamento de Vendas Perdidas e possÃvel lançamento em Estoque (reservas e saÃda efetiva), ou apenas um inventário?
As duas situações cabem na questão, com diferenças enormes entre os dois modelos. Porisso a pergunta... De repente, a estrutura do exemplo pode ser mais do que aquela realmente necessária.
Queria entender, antes, quais são mesmo os objetivos do projeto em questão.
Trata-se de uma aplicação onde serão emitidas Ordens de Compra (ou Pedidos) e as subsequêntes Notas Fiscais de Compra e Venda, com possibilidade de gerenciamento de Vendas Perdidas e possÃvel lançamento em Estoque (reservas e saÃda efetiva), ou apenas um inventário?
As duas situações cabem na questão, com diferenças enormes entre os dois modelos. Porisso a pergunta... De repente, a estrutura do exemplo pode ser mais do que aquela realmente necessária.
Professor, seria um programa que inclue Cliente, e separado faz-se uma Os ( ordem de serviço) com os dados do produto do cliiente e etc...
Algo do tipo, deu para entender Professor?
PS: To tentando fze oq o Renato Matos falou, mais ainda nao terminei....
Algo do tipo, deu para entender Professor?
PS: To tentando fze oq o Renato Matos falou, mais ainda nao terminei....
to com problema nos comando SQL, pq por exemplo, eu crio um cliente, aih vou criar a Os desse cliente, eu teria que abrir um outro adodc com a outra tabela? e a area relacionada eh auto preenchida pelo access?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas