COMO CRIAR CODIGO SQL?

CARINHENA 19/01/2005 13:36:27
Boa tarde, pessoal.... eu tenho um campo na qual quero digitar o nome da pessoa e apareça o cadastro de todas as pessoas com aquele nome.

Exemplo.
Abro o cadastro de aluno
Dai quero procurar todos os alunos com o nome paulo.
Tenho um campo que se chama SQL, Então digito nele : paulo*
Ele procura todos os registros que começa com o nome paulo.
Dai pra saber qual quero bastaria ir com o botão próximo (rs.MoveNext) e encontrar o que quero.

Ou então digitar: *paulo* e aparecer todos os nomes que tem paulo, seja no começo. meio o fim do nome inteiro.

estou fazendo dessa forma:

rs.Open "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno LIKE '" + sql + "' ORDER BY NomedoAluno", cn, adOpenForwardOnly, adOpenDynamic

Mas, quando digito Paulo* ou *paulo* não aparece nada, mas, se digitar o nome inteiro, dai um unico registro (que é o nome inteiro).

Alguem pode me ajudar (àlias, podera ajudar muita gente)?

USUARIO.EXCLUIDOS 19/01/2005 13:41:53
dependendo de sua base de dados, vc nao deve usar * e sim %
tenta pesquisar por %paulo%
USUARIO.EXCLUIDOS 19/01/2005 13:43:02
Resposta escolhida
para os que começam com o nome paulo
rs.Open "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno LIKE '" & sql & "%'" ORDER BY NomedoAluno", cn, adOpenForwardOnly, adOpenDynamic
agora para encontrar uma palavra no meio se não me angano é
rs.Open "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno LIKE '%" & sql & "%'" ORDER BY NomedoAluno", cn, adOpenForwardOnly, adOpenDynamic
USUARIO.EXCLUIDOS 19/01/2005 13:44:12
corrigindo
para os que começam com o nome paulo
rs.Open "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno LIKE '" & sql & "%' ORDER BY NomedoAluno", cn, adOpenForwardOnly, adOpenDynamic
agora para encontrar uma palavra no meio se não me angano é
rs.Open "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno LIKE '%" & sql & "%' ORDER BY NomedoAluno", cn, adOpenForwardOnly, adOpenDynamic
USUARIO.EXCLUIDOS 19/01/2005 13:48:29
seria um consulta para fazer busca em uma tabela???
Acredito que assim possa funcionar...

sql = "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno like '" & txtNome.Text & "%' order by NomedoAluno"
'onde txtNome.TExt é um cmapo de texto
rst.open sql, cn

desta maneira a consulta irá buscar todos os registro da tabela CadastroDeAluno onde o campo NomdoAluno seja oque o usuário digitar no txtNome mais Qualquer Coisa...

ex: se o usuário digitar "a" no campo de texto txtNome, a consulta resultará em
todos os registro que comecem com "a",

se você colocar assim:

sql = "select * from CadastroDeAluno where NomedoAluno like '%" & txtNome.Text & "%' order by NomedoAluno"
'onde txtNome.TExt é um cmapo de texto
rst.open sql, cn

ele vai buscar todos os registro que contém a stirng digitada no txtNome.Text, tanto no começo como no fim...

bem acho que é isso, pelo oque eu entendi...

espero ter ajudado....
GUTO 19/01/2005 17:28:37
eu tenho essa aki so que uso um option
With rsApartamentos
If Opition1.Value = True Then .Filter = "Nome Like " & TxtPesquisar
End With
CARINHENA 19/01/2005 18:45:59
obrigado pela ajuda pessoal... resolvi o meu problema.

Um abraço a todos...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas