BANCO DE DADOS CONTABILIDADE

USUARIO.EXCLUIDOS 04/03/2005 10:00:26
Bom dia pessoal,
Estou aqui apanhando para montar um bando de dados para contabilidade, se alguem puder dar uma força agradeço, abaixo segue como funciona:
a contabilidade tera 05 grupos de contas e os lançamentos para o grupo 5
nivel 1
nivel 2
nivel 3
nivel 4
nivel 5 > lancamentos
1 ATIVO
1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.1.1 DISPONIVEL
1.1.1.1 BANCOS
1.1.1.1.1 Banco Tal de Tal > Lancamentos
1.1.1.1.2 Banco Fulano de Tal > Lancamentos
1.1.1.1.3 Banco Cicrano de Tal > Lancamentos
traduzindo fiz 05 tabelas para cada nivel e mais uma para os lancamentos, só que na contabilidade tem um movimento a DEBITO e outro a CREDITO , portanto de eu DEBITAR 100,00 na conta 1.1.1.1.1 eu automaticamente tenho que creditar outra conta como a 1.1.1.1.3 por exemplo, ou seja um lancamento na 1.1.1.1.1 e outro na 1.1.1.1.3 e eu não sei como montar os lançamentos para que apenas UM lançamento corresponda automaticamente para DUAS contas ou se então terei que ter duas tabelas para lançamentos a DEBITO e para CREDITO.
o problema meu esta sendo nos relatorios pois quando imprimir um diario por exemplo ele teria que aparecer em uma linha o seguinte:
Conta DEBITO Conta Credito Lancamento Data Valor
1.1.1.1.1 1.1.1.1.3 Transferencia 01/03/05 100,00
e pelo menos nos relatorios do ACCESS isto não esta sendo possivel com nenhuma das possiblidades acima.
Alguem pode dar uma força?????
JB207 04/03/2005 10:59:57

Eu tenho assim e pode ser usado para varios níveis.

Bando de Dados das Contas
- Codigo da Conta
- Descricao da Conta
- Codigo da Conta Totalizadora
- Lancável.

Exemplo

1.1.1.1.1.1 - Bancos - 1.1.1.1.1.1 - Não
1.1.1.1.1.2 - Banco do Brasil - 1.1.1.1.1.1 - S
1.1.1.1.1.3 - Caixa Econà'mica - 1.1.1.1.1.1 - S

E assim voce vai montando seu plano de contas.

Espero que ajude.

USUARIO.EXCLUIDOS 04/03/2005 12:35:54
desculpe jb207, mas não peguei a idéia(contabilidade + informatica + 17 anos de trabalho sem férias = falta de capacidade de raciocinio logico[S51]), a estrutura do meu banco esta igual a sua ou seja precisa mesmo de uma tabela para cada nivel de conta??? o que voce quis dizer com lancavel e não lancavel( se entendi voce tem apenas uma tabela e lancavel refere - se ao nivel 1 ao 04 de minhas tabelas que não tem lancamento pois o mesmo é efetuado no ultimo nivel das contas)??? o que voce quis dizer com codigo da conta totalizadora????
PAULOHSV 04/03/2005 13:02:38
Resposta escolhida
WILIAM eu ja programei contabilidade e vou te falar com eu fiz:
Crei uma tabela para lançamentos onde gravava igual a vc
Conta DEBITO Conta Credito Descrição Data Valor

E uma outra para o registro do plano de contas onde tinha:
Codigo Numero Descrição Tipo ex:
1 1 Ativo Grupo
2 1.1 Ativo Circulante Sub-Grupo

Na conta credito e na conta debito vc pode gravar os codigos da conta.
Na hora de gerar o lançamento vc pergunta qual é a conta de credito e a conta de debito e grava no banco de dados.
USUARIO.EXCLUIDOS 04/03/2005 13:33:40
desculpe Paulo, mas ainda não esta claro, voce usa uma tabela para conta e outra para lançamentos??? sem sim como é feito o relacionamento(acredito que não haja relacionamento)??? como vou agrupar as contas pois:
1 ATIVO 300,00
1.1 ATIVO CIRCULANTE 300,00
1.1.1 ATIVO CIRCULANTE DISPONIVEL 300,00
1.1.1.1 BANCOS 100,00
1.1.1.1.1 Banco tal de tal 50,00
1.1.1.1.2 Banco fulano de tal 50,00
1.1.1.2 CAIXAS 200,00
1.1.1.2.1 Caixa Escritorio 100,00
1.1.1.2.2 Caixa Industria 100,00

se todas as contas estão em uma tabela e os lançamentos serão para varias contas de 5 digitos, como vou agrupar os valores para as sub contas de nivel 4, 3 , 2, 1?????
com esse banco eu realmente estou apanhando [S55]
PAULOHSV 04/03/2005 14:36:02
Existe relacionamento sim a campo codigo da tabela de cadastro esta relacionado ao campo codigo da conta na tabela de lançamentos.

Para agupara vc pode somar o valor das contas que começam com 1 por exemplo ja que logo em seguida vc teria 2 Passivo 2.1 Passivo Circulante, etc...

Agora quando vc soma e uma e credita em outra vc vai gravando valores positivos e valores negativos depois é so vc somar e obter o saldo da conta
LCSD 04/03/2005 14:45:23
Bom, vou passar a minha idéia de como fiz para uma empresa que trabalhei.

Quando fiz o sistema, não manjava NADA de contabilidade, e hoje continuo sem entender muita coisa, pois pra mim não consigo entender PQ débito pra contabilidade é Crédito e vice-versa. Mas isso agora não vem ao caso.

Eu fiz o seguinte:
Criei uma tela de Cadastro de Contas, ao qual o formato era 1.1.1.1.1 (igual ao seu, por sinal).
E na hora que o cara cadastrava a conta, eu solicitava para que ele informasse se esta conta era uma conta de Crédito ou de Débito.
Se solicitava tbem, que ele me informasse qual seria a outra conta (débito ou crédito) que esta conta deveria lançar o valor.
Um exemplo: Se o cara criasse uma conta qualquer como CRéDITO, eu solicitava para ele informar qual seria a conta de DéBITO para esta conta de Crédito.

Quando ele fazia o lançamento para o Plano de Contas, o cara informaria qual seria a conta que faria o lançamento, e conseguentemente, eu já sabia qual que era a conta que o sistema faria o lançamento inverso.

Existia casos que a conta não seria o mesmo que foi cadastrada, aí o usuário(administrador no caso), podia estar alterando o lançamento para outra conta.

Quando ia tirar o relatório, lógico que não conseguia só puxar os dados da tabela e pronto (como no ACCESS), eu tinha que criar um RECORDSET(consulta) só para pegar os dados corretamente e exibir.
USUARIO.EXCLUIDOS 04/03/2005 15:03:00
Obrigado PAULOHSV, LCSD E JB207, já esta dando para ver a luz no fim do tunel[S52], vou começar a trabalhar em cima disto, porém vou deixar o topico aberto mais um tempo para posta o meu resultado.
F U I ! ! !
PAULOHSV 04/03/2005 15:36:18
Willian amanha devo postar aqui as telas do sistema acho que assim fica mais facil para vc entender
USUARIO.EXCLUIDOS 04/03/2005 16:33:46
LCSD, a unica coisa que eu não consigo entender é como eu faço para relacionar um lançamento com outro:
o que você demonstrou esta correto, se eu lançar um movimento a DéBITO eu tenho que ter um movimento a CRéDITO, e no meu ver, tem que ter um relacionamento entre esses movimentos, pois como eu disse acima, quando eu for emitir o livro diario eu tenho que colocar na mesma linha o movimento a DEBITO e a CREDITO, ficando assim:

Conta DEBITO Conta Credito Lancamento Data Valor
1.1.1.1.1 1.1.1.1.3 Transferencia 01/03/05 100,00

ou seja para quem ler, fica claro que houve uma troca de contas, na qual entrou(DEBITOU) na conta 1.1.1.1.1 e saiu(CREDITOU) na conta 1.1.1.1.3 no dia 01/03/2005 o valor de R$ 100,00

e é isso que eu não estou conseguindo fazer, relacionar os dois lançamentos
USUARIO.EXCLUIDOS 05/03/2005 19:27:57
Oi Wiliam,

Quando vi o seu tópico, ele ainda não tinha nenhuma resposta, no entanto, baseado na minha experiência de + de 20 anos de trabalho em contabilidade, não como programador mas como utilizador de aplicações de contabilidade, desde logo fiquei com a ideia de que, para atingir o que pretendia, apenas precisava de duas tabelas .
Uma para os lançamentos, com o seguintes campos:

- Conta a Debitar
- Conta a Creditar
- Descição
- Data
- Valor

Outra para o plano de contas (vou aproveitar o esquema do PAULOHSV, que me parece óptimo e, além do mais até me poupa ter que escrever):
- Codigo da Conta
- Descricao da Conta
- Codigo da Conta Totalizadora
- Lancável.

A ideia de um campo "LANCàVEL" parece-me optima pois se se quiser elaborar uma lista de valores para escolha pelo utilizador essas contas não farão parte da mesma.

Depois, tudo o resto parece-me, pode ser feito por relatórios, a começar pelo seu diário:

"SELECT tLANCAMENTOS.cont_deb, tLANCAMENTOS.cont_cred, tLANCAMENTOS.desc_registo, tLANCAMENTOS.valor
FROM tLANCAMENTOS "

A ideia do LCSD para a estruturação do plano de contas também me parece optima pois ao debitar(ou creditar) uma conta o programa sabe logo qual a conta de contrapartida(aliás trabalhei com uma aplicação deste género mas, como não colaborei na sua parametrização nunca percebi muito bem como funcionava.

Bom, tudo o que eu queria dizer afinal, já estava lá.

Só "entrei" neste tópico mesmo para tentar reforçar a ideia de que você tem tabelas a mais.

Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas