TESE VB X DELPHI. O QUE O FUTURO NOS RESERVA.

USUARIO.EXCLUIDOS 06/01/2005 01:14:05
Olá pessoal,

é faz algum tempo que eu não entro aqui no VBWEB, o qual eu considero o melhor fórum de discurções para se aprender visual basic.
Neste tempo que fiquei ausente estudei muito, na empresa que estou trabalhando, Oracle 9i, Oracle Application (ERP, pra quem não sabe é o "SAP R3" da Oracle, exemplificando) + Forms e Reports, Delphi e sistemas voltados para Web. Como eu acho que todo o conhecimento deve ser compartilhado afim de ajudar quem está começando então vamos lá.

Tópico 1º - VB x Delphi.

(Primeiro, para ficar claro, não tenho porque ter rivalidade ou richa entre as duas linguagens, pois hoje eu programo nas duas, sendo que a linguagem que eu aprendi primeiro e com a qual eu ganhei mais dinheiro foi o VB, com o VB eu já desenvolvi sistemas comercial e sistemas para empresa de grande porte.)

Não há como comparar o Visual Basic com o Delphi, seria a mesma coisa que você comparar um Pentium III com um Pentium VI, ou um Vectra a uma Ferrari. O Delphi é uma RAD que possui uma linguagem de programação ou todo um conceito de programação que o VB nem de longe sonha em ter, o Delphi é de longe muito mais robusto (melhor) que o VB isso sem sombras de dúvidas não existe nenhum quisito que o VB possa ganhar do Delphi, ressalvo a linguagem Basic que é mais simples de se programar. Para que você possa ter uma idéia uma pessoa que programa em VB e deseja migrar para uma linguagem com conceitos de orientação a objeto seja JAVA, VB.NET e C# terá 90% mais dificuldades de fazer a migração se comparado a um programador Delphi, isso porque o VB não possui nenhum conceito de orientação a objetos. Que paradoxo programador Delphi aprende VB.NET com maior rapidez!
Vou enumerar somente alguns de todos os pontos que o Delphi ganha do VB:
1 - Performace, tamaho e qualidade do executável;
2 - Alocação de memória e funções internas muito mais eficientes; (Isso já foi testado nos estados unidos em laboratórios de grande nome. Tenho a documentação);
3 - IDE de desenvolvimento muito mais prática e fácil de se usar com N N N recursos que o VB não tem, Mouse Free. (Neste ponto você só irá acreditar quando aprender Delphi);
4 - O Delphi é todo orientado a Objeto, no VB isso não existe;
5 - Uma gama imensa de componentes de alta qualidade, mais eficientes, com alocação de memória e velocidade incomparável;
6 - RAD muito mais hágil e mais pratica para se programar se comparada ao VB;
7 - Uma gama imensa de modelos de projetos que podem ser construidos;
8 - O VB foge de todos os conceitos de reutilização existentes o que não acontece com o Delphi;
9 - O Mito! O Delphi se integra bem aos aplicativos do pacote Office? Resposta: Sim pois a automação OLE é feita atravé de dlls ou bibliotecas do Office tipo Word.Application que podem ser acessadas sem nenhuma dificuldade pelo Delphi, lembrando que além disso o Delphi tem componentes de automação OLE que o VB nem sonha em ter;
10 - API, o Delphi consegue trabalhar bem com a API do Windows? Se tem uma coisa que o Delphi destroi o VB é nessa parte, nesse momento é que nós observamos que o Delphi herdou muitas coisas do C++;
11 - No Delphi você consegue ver tudo o que se passa, tanto a "árvore genealogica" de todas as funções, bibliotecas e componentes como debugar o programa em Assembly. Veja só a diferença de nível com relação ao VB.
... Enfim são tantas as diferenças e ganhos que o Delphi tem com relação ao VB que não daria pra escrever todas aqui.

Tópico 2º - Em que linguagem devo programar?

Escolha uma linguagem orientada a objetos tipo Delphi ou VB.NET, mas sempre dando preferêcia a linguagens que também são voltadas pra WEB, como o JAVA, VB.NET mas nunca deixe de saber Delphi. Coloque uma coisa em mente a internet ADSL já é uma realidade muito barata pra qualquer empresa de esquina aqui do Brasil, volte a sua mente pra construir aplicações em três camadas voltado pra web.

Tópico 3º - Que Banco de Dados devo aprender?

Esses dois aqui ó, Oracle e SQL Server, são os que dominam o mercados. Mas lembre-se o Oracle é o mais robusto, melhor, mais utilizado pelas empresas de todo o mundo e o que mais dá dinheiro e pode te deixar rico, valor hora consultor Oracle na firma que eu trabalho R$300/h é isso mesmo, lá o Oracle é o pai e alguns sisteminhas utilizam SQL Server 2000. Aprendendo Oracle de leva voce pode dizer que sabe os outros.

Na minha opnião o VBWEB deveria passar a se chamar VBWEB.NET, o site precisa mudar o seu foco de visão e ter como principio uma liguagem orientada a objeto (VB.NET) e um fórum específico para banco de dados. Eu acho que o site não deve ficar focando mais somente o VB pois a era do VB já passou, não existe mais projetos novos em VB somente manutenção de sistemas já existentes.

cansei..

Essa dica é preciosa, não é qualquer um faz isso não.

T+
PAULOHSV 06/01/2005 07:18:30
Citação:

é faz algum tempo que eu não entro aqui no VBWEB, o qual eu considero o melhor fórum de discurções para se aprender visual basic.

Cara acho que vc errou de site
THIAGO.CESAR 06/01/2005 09:16:33
[S52]
USUARIO.EXCLUIDOS 06/01/2005 09:44:37
Realmente um programador experiente precisa de muito mais que o VB6 oferece.
No meu sistema de gestão que tenho aqui por exemplo, O mesmo é dividido em 4 partes (Cadastros,Operações,Consultas,Financeiro) e nestas partes tem vários forms que praticamente são iguais. Se o VB6 me desse a oportunidade de criar uma classe FormCadastro que herdasse a classe form. Quando eu fosse criar um formulário para o cadastro apenas herdava o FormCadastro e não tinha muito trabalho. Isto é apenas um exemplo.

No VBNET eu consigo fazer isso, mas é uma pena que ele seja compativo apenas com o Framework e não para o Win32 Nativo.

Agora quanto as suas opniões, vou dizer o que eu acho.

Citação:

1 - Performace, tamaho e qualidade do executável;

Bom o tamanho do executável do delphi tende a ser sempre maior pelo não uso do runtime, agora quanto a performace e qualidade isto está muito relacionado ao programador e não a linguagem. O problema aí é que o VB facilita muito a má programação.

Citação:

2 - Alocação de memória e funções internas muito mais eficientes; (Isso já foi testado nos estados unidos em laboratórios de grande nome. Tenho a documentação);

Não sei se seria muito gritante esta diferença, as funções internas do VB são feita pela DLL de runtime escrita em C++, agora se o pessoal da microsoft não soube otimizar esta DLL então o Windows está muito mau feito

Citação:

3 - IDE de desenvolvimento muito mais prática e fácil de se usar com N N N recursos que o VB não tem, Mouse Free. (Neste ponto você só irá acreditar quando aprender Delphi);

Concordo para igualar só com a instalaçõa de ADDINS

Citação:

4 - O Delphi é todo orientado a Objeto, no VB isso não existe;

Isto é verdade, o máximo que se pode usar é criar classes mas não fica a mesma coisa. Se bem que 90% das pessoas não sabem aplicar a orientação a objetos.

Citação:

5 - Uma gama imensa de componentes de alta qualidade, mais eficientes, com alocação de memória e velocidade incomparável;

Isto é verdade, no VB a maior parte das coisas é via código. MAs as vezes tudo com componentes é ruim, acaba bitolando o programador e quando ele vai usar Java ou ASP ele acaba perdendo um pouco a lógica

Citação:

6 - RAD muito mais hágil e mais pratica para se programar se comparada ao VB;

Bom isso depende de cada um, muitas vezes o programador mau sabe usar o ambiente

Citação:

7 - Uma gama imensa de modelos de projetos que podem ser construidos;

Tirando componentes Delphi, dá para fazer com VB Tambem

Citação:

8 - O VB foge de todos os conceitos de reutilização existentes o que não acontece com o Delphi;

Idem ao item 4

Citação:

9 - O Mito! O Delphi se integra bem aos aplicativos do pacote Office? Resposta: Sim pois a automação OLE é feita atravé de dlls ou bibliotecas do Office tipo Word.Application que podem ser acessadas sem nenhuma dificuldade pelo Delphi, lembrando que além disso o Delphi tem componentes de automação OLE que o VB nem sonha em ter;

Esse tipo de automação só da dor de cabeça mesmo

Citação:

10 - API, o Delphi consegue trabalhar bem com a API do Windows? Se tem uma coisa que o Delphi destroi o VB é nessa parte, nesse momento é que nós observamos que o Delphi herdou muitas coisas do C++;

Verdade, todas as API fazem parte da linguagem "Se windows fazer parte da implementação", mas no VB basta colocar todas as declarações num módulo, salvo algumas API que são icopatíveis com VB

Citação:

11 - No Delphi você consegue ver tudo o que se passa, tanto a "árvore genealogica" de todas as funções, bibliotecas e componentes como debugar o programa em Assembly. Veja só a diferença de nível com relação ao VB.

Bom, mas quem escolhe VB quer praticidade e não quer ficar vendo o assembly, quanto a inspeção dos Objetos o mais proximo é o Object Browser

IVOFABIANO 06/01/2005 10:10:35
1 - "Performace, tamaho e qualidade do executável"
Com um mesmo código (algorítmo)
teste o Delhpi e o VB, e os resultados deram um empate técnico, ou seja,
dependendo do tipo de código, o VB ganha, ou o Delphi Ganha. o que vc chama de " qaulidade "
de executável ???????.

2 - "Alocação de memória e funções internas muito mais eficientes;
(Isso já foi testado nos estados unidos em laboratórios de grande nome.
Tenho a documentação); "

Eu tenho um documento que discorda disso. EU já fiz alguns testes em baixo nível e as diferenças foram MUITO pequenas.

3 - " O Delphi é todo orientado a Objeto, no VB isso não existe"
Depende do nível de purismo que vc tem com relação a O.O. No Vb vc pode usar Classes.
O Delphi " disfarça" algumas coisas de O.O (tipo o polimorfismo) ... E o Delhpi Não é TODO orientado a Objeto:
Tente criar uma Herança Múltipla ...

4 - "RAD muito mais hágil e mais pratica para se programar se comparada ao VB"
Discordo.

5 - "O VB foge de todos os conceitos de reutilização existentes o que não acontece com o Delphi"
Não é verdade. Uso de funções e procedimentos é REUTILIZAÇÃO; Classes tb. Vc está com um erro conceitual nesse argumento.

6 - "Uma gama imensa de componentes de alta qualidade, mais eficientes, com alocação de memória e velocidade incomparável; "
Novamente, isso é uma opinião pessoal... Pura dialética. Me questiono esse ponto quando o observo sob uma ótica maior .

7 "Uma gama imensa de modelos de projetos que podem ser construidos; "

Novamente, isso é uma opinião pessoal... Pura dialética.

8 - "O Mito! O Delphi se integra bem aos aplicativos do pacote Office? Resposta:
Sim pois a automação OLE é feita atravé de dlls ou bibliotecas do Office tipo
Word.Application que podem ser acessadas sem nenhuma dificuldade pelo Delphi,
lembrando que além disso o Delphi tem componentes de automação OLE que o
VB nem sonha em ter; "

é mesmo ? Vem então dizer isso pros programadores Delphi da minha empresa...
Acho que eles não vão concordar ...

9 - "No Delphi você consegue ver tudo o que se passa, tanto a
"árvore genealogica" de todas as funções, bibliotecas e componentes como
debugar o programa em Assembly. Veja só a diferença de nível com relação ao VB."

Bem, eu programo em Assembly.Eu nunca usei a ferramenta que o Delhpi me fornece.
PEPE.LEGAL 07/01/2005 01:24:42
Mais uma vez a velha e surrada conversa de qual é o melhor. Dá até pena de quem perde tempo com isso.
USUARIO.EXCLUIDOS 07/01/2005 05:57:47
Na minha opinião, tem coisas que são melhor implementadas no VB que no Delphi, e vice-versa. Mas não podemos deixar de relatar que o Delphi dá uns esculashos no VB, isso realmente ninguém pode negar...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas