SQL SERVER LOG FULL...

ICHIHARA 04/01/2005 09:23:36
Bom dia pessoal!

Estou com o seguinte situacao:

Frequentemente aqui no servico meu banco da dados sql server esta dando problemas de log full e primary file is full e ele tem + - 3gb de tamanho e uso frequentemente begin transaction / commit

E Tenho um outro banco de dados com 40gb e nao tenho este problema mas tbm nao uso begin transaction/commit...

Sera que existe algum problema em usar begin transaction/commit ???
Ou é outro problema?

RODRIGOMARCHESE 04/01/2005 10:47:25
na propriedade do database tema aba Transaction Log, veja como está configurado o aumento automático do arquivo
ICHIHARA 04/01/2005 10:48:25
Entao, mas ele vai aumentar até quando???
Quando que ele zera este arquivo??
USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 13:40:06
Resposta escolhida
Vamos Lá. Pra começar não tem a ver com commit e transaction...na realidade o Transaction Log quer dizer log de transações e não necessariamente vc tem que ter um begin tran e um commit pra se ter uma transação. Qualquer insert, delete e update que vc faça já tem uma transação implicita no banco (que pode ser alterada, mas acho que vc não iria querer fazer isso), e essas transaçções são gravadas no LOg de transação quando no recovery model do banco foi colocado pra Full ou Bulk_logged. O modo simple não gera log de transações, mas tb vc não tem como recuperálo..se precisar..geralmente eu uso o modelo simple pra bancos de desenvolvimento.
O log de transações é zerado quando vc executa um backup completo do banco ou só do log de transações. Por isso é uma boa prática vc analisar a sua quantidade de dados que é inserida e determinar um periodo e se criar uma Database Manintance pra Fazer o backup do log de tantas em tantas horas. Aqui eu uso de duas em duas horas pra todos o bancos, desta maneira eu zero o log e o guardo de 2 em duas horas.
O log de transações é MUITO importante, pois vc não faria um backup completo de 2 em duas horas..dependendo do tamanho do banco, um comleto no final do dia e os de log de 2 em duas horas, caso vc precise retornar o backup, a probabilidade de vc ter o banco mais integro possivel é quase 100%.
Pra vc zerar o log agora, vc pode fazer de algumas maneiras. Uma é alterando as configurações do banco pra Truncate Log On checkpoint :sp_dboption
No query analizer
USE master
EXEC sp_dboption 'Nomebanco','trunc. log on chkpt.','TRUE'
go
Checkpoint
go
e volte o truncate do banco pra false que é o default
USE master
EXEC sp_dboption 'Nomebanco','trunc. log on chkpt.',False'

Uma outra maneira ( que é a que eu recomendo) é vc fazer um backup do banco
completo ou um backup do log que ele já trunca o log e e logo depois de um DBCC SHRINKDATABASE (olhe no books on line).

Agora quanto o Primary File is Full é o seguinte. Primeiramente, veja se o seu banco está pra autogrow (aumento automatico). Se não estiver mude-o pra se auto aumentar (apesar desta pratica não ser recomendada pra VLDBS o que acho não seja teu caso).
VErifique se vc tem espaço suficiente em disco (HD) pra aumento.
E lembre que quando vc coloca pra autogrow em percentual, caso seu banco tenha 40 GB e vc coloque pra aumentar em 10% quando chegar ao limite, lembre-se que el vai tantar alocar mais 4 GB de disco..e vc tem que ter espaço suficiuente pra isso.

Qualquer coisa grita aí.

abraços

Log Full
ICHIHARA 04/01/2005 15:47:03
Hummm agora sim!

Agora tenho mais uma duvida:

Um P4 com 256 ddr 40gb, uma placa de Rede de 100
Com windows 2000 e sql server 7

Essa maquina aguenda uns 30 usuarios acessando a base de dados?

Sei que esta meio vaga minha pergunta, mas se quiser mais informacoes me pergunte!

USUARIO.EXCLUIDOS 04/01/2005 16:21:49
Aguentar aguenta. Agora quanto a performance o tuning Depedende do nivel das tuas procs, da quantidade de trafego na rede..Cara...N fatores tanto de hardaware quanto de software.é tentativa e erro
Mas aguentar aguentar..só que o recomendado é que seja um servidor dedicado pro sql server etc...

Abrrços
ICHIHARA 04/01/2005 17:12:52
Isso, vou fazer ele dedicado.

Valeu!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas