PERMISSOES PARA USUARIOS

USUARIO.EXCLUIDOS 08/06/2005 22:29:10
Gostaria que os programadores mais esperientes me dessem algumas ideias de como implementar permissoes para usuarios poderem incluir,alterar,deletar dados no BD. Como devo proceder?Diretamente no Banco (Access) ou pelo VB mesmo?
DAVID.SP 09/06/2005 03:32:41
Caro Fabio,

Não sou tão experiente e talvez a dica que eu te fale não seja a mais indicada, mas eu fiz um sistema com permissões como vc indicou e fiz tudo via programação. Deu um trabalho danado, mas ficou legal.

Um abraço
TRUHILLO 09/06/2005 07:53:02
Eu crio campos boolean na tabela de usuários com os nomes das permissões, por exemplo, Cadastro_Clientes, Cadastro_Produtos.

No meu caso não há permissões específicas quanto a alterações ou exclusões, aqui eu permito ou não que o usuário acesse o determinado cadastro.

Você poderia fazer algo parecido e criar campos boolean para: Cad_Clientes_Alterar, Cad_Clientes_Excluir, Cad_Produtos_Alterar, etc...

Daí, quando o usuário informar a sua identificação e senha no acesso ao sistema, guardar as informações das permissões em variáveis boolean do VB.
pCli_Alterar = rs!Cad_Clientes_Alterar
pCli_Excluir = rs!Cad_Clientes_Excluir
...

E, quando o usuário tentar, por exemplo, excluir um cliente, o programa faz a verificação desta variável:

If pCli_Excluir = False Then
Msgbox "Você não term permissão para excluir."
End If

Simples, não... Espero ter ajudado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas