MIGRACAO DE BANCO DE DADOS

GABRIEL.LOGAN 06/07/2005 23:08:59
Galerinha do VBMANIA, ultimamente tenho tido uma difícil decisão a tomar: Migrar do MS ACCESS pra que Banco de Dados?

Meus clientes não se contentam mais com MS ACCESS,eles queriam algo melhor, um BD SERVER/CLIENT , então tive que mudar, a questão é: Pra qual Banco de Dados? Achava que somente eu estava tendo problemas com isso, ate que vi que ultimamente muitos usuários tem postado dúvidas referentes a migração de BD ACCESS pra algum outro.

Fica a pergunta: Devo mudar do MS ACCESS pra que Banco de Dados?

• FireBird ?
  • MySQL ?
  • PostgreSQL ?
  • Interbase ?
  • Oracle ?
  • SyBase ?
  • Paradox ?
  • xBase (.DBF) ?
  • SQL Server ?
  • MSDE ?

Qual seria o melhor?
  • [txt-size=3]Levando em conta:[/txt-size] [txt-size=3]Segurança, confiabilidade, praticidade, vulnerabilidade, desempenho, velocidade e capacidade.[/txt-size]

A minha opinião é:

Estou "furioso" com o Acess... O Acess é prático e tudo mais, mas é uma porcaria na questão segurança, criptografia entre outras, Quant de Tabelas, etc.

Agora venho querendo embarcar no Mysql, mas ele é todo da Idade do MS-DOS, tudo é aquela janela do DOS que não tem NENHUMA interação gráfica. Sei que tem uns programas que fazem a interface gráfica com o Mysql, mas eu achei ele todo diferente pq o Mysql é Server/Client, o sistema de senha parece ser bom 2º o que dizem, mas até hoje não sei como funciona os usuários(admin, root), sei que existem, mas não sei como configurar. O mysql deve vir com um user e uma senha inicial, qual é? Por não saber qual é fico a ver navios, tento fazer uma tabela no mysql, mas ele pede user e password que eu não sei ai eu fico doido falto dar um bicudo no meu computador. Alem do que o Mysql está me dando uma dor de cabeça quanto a DSN, pois eu baixo o Mysql da net, aquele que é so tirar do Winzip e colar no "C:\", ai vou criar um DSN e o criador de DSN não acha a merda do Mysql. A única coisa que sei fazer ਠcriar o server em Mysql, vou no DOS e digito mysqld (pro meu Win98) , só isso e criar tabelas através do Apache pq o apache auxilia...

Estou por fim usando o MSDE, ele é uma versão do MicroSoft SQL 2000 com menos recurso, mas é grátis , se não me engano ele aguenta um limite de 2 GB de BD e não possui problemas com DSN. Ah, ja até descobri (meu amigo aqui do VBMANIA) a senha dele, ele vem inicialmente com o user " sa " e a senha " " (nada). Acho que vou ficar com ele. Pra baixar ele vai em http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i20352.html Ele é grátis.

POSTEM A OPINIÃO DE VOCÃÅ S LEVANDO EM CONTA OS TERMOS CITADOS:

[txt-size=3]Segurança, confiabilidade, praticidade, vulnerabilidade, desempenho, velocidade e capacidade.[/txt-size]

Obrigado galera.
    MARIOZNETO 07/07/2005 09:02:45
    O que acha do Novo Interbase 2005 ?
    USUARIO.EXCLUIDOS 07/07/2005 09:13:36
    Gabriel, vc costuma ler os manuais/documentações de softwares que utiliza?

[]'s
    RICATOM 07/07/2005 09:14:34
    Prezado colega

Também estou com este mesmo problema.
    Estou testando o Firebird, mas em todos os testes que fiz o Access foi mais rápido, tanto em conexão via Ado, qto em preenchimento de listviews.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado, pois li varios artigos sobre o Firebird e todos ressaltavam a velocidade, segurança e robustez (estes dois ultimos ainda nao testei)

Vou postar aqui o codigo que estou usando e tambem os resultados dos testes.

Mas ainda acho que vou migrar para o Firebird, devido ao custo zero, pois para mim uma coisa é certa, Access não dá mais.

Quanto ao Mysql, existe uma confusão sobre sua licença pois ele é OpenSource, existe um texto muito bom no site do Macoratti sobre isso. ( http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm)

JEAN.JEDSON 07/07/2005 09:23:33
    bem...
    como sempre, irei puxar para o lado do MSDE (aplicações menores) e SQL Server (aplicações maiores). utilizamos aqui na empresa o SQL Server, e temos uma base de dados considerável (6 giga - sendo que uma das tabelas de log tem mais de 800 milhões de registros) e funciona praticamente da mesma forma (performance) de quando foi instalado. São poucas as operações que se percebe diferença... claro que tem um pequeno porém: SQL Server é um devorador de memória, e exige um equipamento razoável - além de um windows server. para se ter uma idéia, os dois servidores de SQL Server que temos por aqui são:

Pentium IV 2.4 HT
    1.5gb memória
    Placa mãe e Placa de Rede Intel com RAID integrado
    2x HD IDE 120gb 7200 RPM

INERSELF 07/07/2005 09:33:32
    Caro Colega,

Ha um mês mais ou menos migrei meu banco de dados Access para Firebird 1.5, e não me arrependo muito pelo contrário, estou orgulhoso do desempenho e facilidade de uso do firebird, logicamente algumas tags SQL são diferentes mas migrei sem muitas mudanças, eu utilizo o IBexpert como interface de manutenção do Firebird, e como dll de conecção o Zstyle Ibole que peguei no VBMania.
    Estou te indicando por causa da experiência que eu estou tendo com o firebird, mas tente antes analisar custos , ou seja o quanto vc quer gastar ou não gastar nada, avalie o tamanho do seu software, e principalmente guantos usuários acessarão seu banco de dados. Todas essas variáveis influenciam na escolha de um Banco de dados, Claro que se nós pudessemos escolher Oracle com certeza não pensariamos duas vezes só que é caro pra dedéu........

Espero ter ajudado..

Fernando
    TRUHILLO 07/07/2005 11:15:07
    Tenho em casa o MySQL e o Firebird, além do famoso Access, mas este eu nem uso mais.

Prefiro usar o Firebird pq é bem mais simples sua distribuição e manutenção.

Mas vou instalar o MSDE em casa para fins de estudos, já que tenho ouvido falar dele de uns dias pra cá no VBMania. Por enquanto só pra estudos mesmo, já que acho difícil algum bater o Firebird, na minha opinião.

Vou manter em casa vários tipos de bancos de dados, assim faço testes pra ver qual será o melhor para cada aplicação.

E vem aí o Firebird Vulcan.
    WEBMASTER 07/07/2005 11:20:13
    Na minha opinião o SQL Server é o melhor gerenciador de banco de dados do mercado há muito tempo, e deve continuar sendo já que todos os bancos de dados se baseiam nele.
    GABRIEL.LOGAN 07/07/2005 13:15:26
    Vou manter em casa vários tipos de bancos de dados, assim faço testes pra ver qual será o melhor para cada aplicação. 

TRUHILLO, penso igual a você, ja tenho o MSDE, o Mysql e o FIREBIRD aqui.

O que eu mais estou gostando é o MSDE, ele é bem fácil de configurar, apesar do MS-DOS...

Quanto ao manual como o SOLIDSNAKE disse, eu tento ler mas 1º é em inglês (90% das vezes) e 2º Eles falam muita enrolação, no meu caso, estou usando o MSDEe vocês sabem que as ajudas da Microsoft não tem muito crédito (Vejam como exemplo o WORD, EXCEL...). Prefiro procurar na Internet.

Alguem sabe por que todo mundo diz: [txt-size=3]O ORACLE é O BICHO.....?[/txt-size]

TRUHILLO 07/07/2005 13:31:29
    Tanto Firebird, MySQL e MSDE, pelo que vc disse, não possuem interface gráfica nativa, mas pra quem não tem saudades do MS-DOS, como eu, existem diversos front-ends para cada um desses SGBD, no caso do MySQL recomendo o MySQL-Front, já para o Firebird o IBExpert é excelente.

Para o MSDE baixei o SQL Lite segundo sugestão sua em outro tópico.

Bons front-ends facilitam e muito a manipulação dos bancos de dados.
    Fica tão fácil quanto criar bds no Access ou Data Report.

Sobre o Oracle eu só ouvi elogios sobre robustez e segurança, mas Ann Harrison, uma das principais envolvidas do Firebird Project, presidente da IBPhoenix disse que não descansará enquanto tirar o Oracle do mercado.
    Não por acaso ela também é mulher de Jim Starkey, criador do Interbase e desenvolvedor do Firebird Vulcan.
    Segue link de entrevista de Ann Harrison ao site www.Firebase.com.br:
    Entrevista de Ann Harrison.
    Ela explica tudo o que se precisa saber inicialmente sobre o Firebird Project.
    GABRIEL.LOGAN 07/07/2005 14:47:59
    Citação:

Não por acaso ela também é mulher de Jim Starkey, criador do Interbase e desenvolvedor do Firebird Vulcan.

Cara faz sentido ja andei pesquisando sobre BDs e sempre que ia pesquisar sobre FIREBIRD ou INTERBASE via que ambos possuem uma conexção, são muitas coisas em comum entre eles.
    Página 1 de 3 [27 registro(s)]
    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas