MATEMATICA
Bom Dia Pessoal,
Estou começando um fluxo de caixa, e preciso fazer a somatória dos lançamentos. quando preciso Somar vários lançamentos de uma mesma conta em vários registros, já consegui fazer através do For/next.
O Problema é que não sei como fazer para somar vários campos no mesmo registro.
Exemplo, tenho vários campos que são aluguel, condomÃnio, energia, etc. que são pagas no mesmo dia, como faço para fazer a somatória desses valores no mesmo registro ?
Obrigado.
Aprendiz
Estou começando um fluxo de caixa, e preciso fazer a somatória dos lançamentos. quando preciso Somar vários lançamentos de uma mesma conta em vários registros, já consegui fazer através do For/next.
O Problema é que não sei como fazer para somar vários campos no mesmo registro.
Exemplo, tenho vários campos que são aluguel, condomÃnio, energia, etc. que são pagas no mesmo dia, como faço para fazer a somatória desses valores no mesmo registro ?
Obrigado.
Aprendiz
Com SQl você pode fazer
Set rs = db.openrecordset("Select SUM(Campo1) + sum(Campo2) + sum(Campon) from tabela where condicao")
Oi Flávio,
Acho que com SQl vai dar certo mesmo, só não posso testar agora, pois onde estou , não tem VB instalado, tenho que ver mais tarde.
Inclusive preciso ver também como faço prá passar o resultado da consulta num único campo, quer dizer mostrar o resultado da soma.
Muito obrigado por enquanto,
Aprendiz
Acho que com SQl vai dar certo mesmo, só não posso testar agora, pois onde estou , não tem VB instalado, tenho que ver mais tarde.
Inclusive preciso ver também como faço prá passar o resultado da consulta num único campo, quer dizer mostrar o resultado da soma.
Muito obrigado por enquanto,
Aprendiz
Pessoal,
Desculpa, mas eu não gosto de postar alguma dúvida aqui antes de testar e pensar bastante na solução, mas nesse caso eu não estou conseguindo enxergar, como mostrar o resultado, pois como no exemplo estou fazendo assim:
Após aberta a conexão
Rs.Open " Select Sum(aluguel) + Sum(condominio) + Sum(Energia) ... Where[Dia] ..
lógico que esse resultado tem que ser mostrado em um campo no formulário, e eu não estou conseguindo dizer Resultado = a soma do Recordset, porque geralmente a gente mostra os resultados de cada campo.
Alguém pode me dar uma luz (faltou conhecimento prá mim agora)
Obrigado,
Aprendiz
Desculpa, mas eu não gosto de postar alguma dúvida aqui antes de testar e pensar bastante na solução, mas nesse caso eu não estou conseguindo enxergar, como mostrar o resultado, pois como no exemplo estou fazendo assim:
Após aberta a conexão
Rs.Open " Select Sum(aluguel) + Sum(condominio) + Sum(Energia) ... Where[Dia] ..
lógico que esse resultado tem que ser mostrado em um campo no formulário, e eu não estou conseguindo dizer Resultado = a soma do Recordset, porque geralmente a gente mostra os resultados de cada campo.
Alguém pode me dar uma luz (faltou conhecimento prá mim agora)
Obrigado,
Aprendiz
Pessoal,
Obrigado, mas acabei resolvendo o problema de outra maneira:
Conexao
Rs.Open "select * from Tabela Where[Dia] = #" & txtDia.Text & "#" And ......
txtTotal = Rs("Aluguel") + Rs("Energia") + Rs("Condominio")
Rs.Close
Set Conexao = Nothing
Abraço
Aprendiz
Obrigado, mas acabei resolvendo o problema de outra maneira:
Conexao
Rs.Open "select * from Tabela Where[Dia] = #" & txtDia.Text & "#" And ......
txtTotal = Rs("Aluguel") + Rs("Energia") + Rs("Condominio")
Rs.Close
Set Conexao = Nothing
Abraço
Aprendiz
faz assim
"Select (sim(aluguel) + sum(condominio) + sum(energia)) as soma_total ....
e assim
resultado = rs("soma_total")
deve funfar
"Select (sim(aluguel) + sum(condominio) + sum(energia)) as soma_total ....
e assim
resultado = rs("soma_total")
deve funfar
Caro Carlos,
Embora tenha dado certo do jeito que havia feito antes, assim também dá certo,
e é mais elegante não é?
E inclusive essa Cláusula "As" era a que faltava para o meu entendimento.
De qualquer maneira me ajudou e aprendi um pouco mais
Abraço
Aprendiz
Também estou aprendendo ASP.Net (precisamos né)
Embora tenha dado certo do jeito que havia feito antes, assim também dá certo,
e é mais elegante não é?
E inclusive essa Cláusula "As" era a que faltava para o meu entendimento.
De qualquer maneira me ajudou e aprendi um pouco mais
Abraço
Aprendiz
Também estou aprendendo ASP.Net (precisamos né)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas