JANELA IMMEDIATE DO VB
para que serve a janela immediate
vc pode usar a janela imediate para realizar alguns sem ter q rodar run por exemplo
se vc fizer uma mensagem msgbox e quiser ver como ela vai ficar, sem ter q realizar todo o processo ou colocar para rodar o run vc cola na janela imediate e da um enter ira aparecer a mensagem entendeu como ela seria carregada durante o processo e isso para outras funções q vc estiver desenvolvendo ...........
se vc fizer uma mensagem msgbox e quiser ver como ela vai ficar, sem ter q realizar todo o processo ou colocar para rodar o run vc cola na janela imediate e da um enter ira aparecer a mensagem entendeu como ela seria carregada durante o processo e isso para outras funções q vc estiver desenvolvendo ...........
Eu utilizo frequentemente para saber o comportamento do meu código durante a execução do programa. Por exemplo, quando eu quero saber como ficou uma SQL eu faço assim
SQL = "Select * From Tabela Where Nome='" & txt.text & "'"
Debug.Print SQL
Na janela immediate será impresso o seguinte:
Select * From Tabela Where Nome='Thiago'
Isso me ajuda porque quando a SQL é muito grande eu me atrapalho com as aspas e assim eu posso ver como as variáveis estão se comportando...
Coloco, por exemplo:
X = a + b
Debug.Print X
Resumindo, a primeira coisa que eu faço quando algo em meu programa começa dar errado é jogar tudo na Immediate, para saber o que está ocorrendo, e me ajuda bastante... O colega acima já mostrou como ela pode ser usada de outra forma muito interessante também que eu confesso que não sabia...
Pra que serve o Debug.Assert, por exemplo?
SQL = "Select * From Tabela Where Nome='" & txt.text & "'"
Debug.Print SQL
Na janela immediate será impresso o seguinte:
Select * From Tabela Where Nome='Thiago'
Isso me ajuda porque quando a SQL é muito grande eu me atrapalho com as aspas e assim eu posso ver como as variáveis estão se comportando...
Coloco, por exemplo:
X = a + b
Debug.Print X
Resumindo, a primeira coisa que eu faço quando algo em meu programa começa dar errado é jogar tudo na Immediate, para saber o que está ocorrendo, e me ajuda bastante... O colega acima já mostrou como ela pode ser usada de outra forma muito interessante também que eu confesso que não sabia...
Pra que serve o Debug.Assert, por exemplo?
Complementando:
A janela Immediate bem como a Watch Window faz parte do IDE do VB é deve ser usada para depuração da aplicação. No IDE é possÃvel colocar breakpoints no código (marcações onde a execução deve parar) para depuração.
Comandos mais usados na janela immediate:
print variavel (ou ? variavel)
debug.Print variavel (ou debug.? variavel
Obs: Os comandos Debug.Print incluidos no código serão ecoados na janela Immediate
A janela Immediate bem como a Watch Window faz parte do IDE do VB é deve ser usada para depuração da aplicação. No IDE é possÃvel colocar breakpoints no código (marcações onde a execução deve parar) para depuração.
Comandos mais usados na janela immediate:
print variavel (ou ? variavel)
debug.Print variavel (ou debug.? variavel
Obs: Os comandos Debug.Print incluidos no código serão ecoados na janela Immediate
Citação:Pra que serve o Debug.Assert, por exemplo?
Debug.Assert bem como Debug.Print servem somente para depuração de código.
O Assert faz com que a aplicação entre em modo de depuração quando uma certa condição for Falsa, ao compilar a aplicação: o assert não é incluido no executável, ou seja, serve somente para depuração de código em modo design.
Exemplo:
Suponha que no seu cóodigo existe uma variável inteira chamada X com o valor 10.
X = 10
...
Debug.Assert X = 0
...
Quando a execução chegar na linha "Debug.Assert X = 0" o IDE entrará em modo de depuração e será possivel executar o programa linha a linha.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas