INTERFACE IDEAL

USUARIO.EXCLUIDOS 12/03/2005 21:03:01
Ola!,

Estou desenvolvendo um programa para uma empresa, este programa será usado pelos operários da oficina, gostaria de algumas dicas para deixar meu programa muito simples porem funcional, queria que fosse um progrtama facil de mexer para naum atrasar a vida e sim adiantar o serviço deles...

o programa trata-se de um banco de dados de peças de caminhão

qual seria as dicas fundamentais para que meu programa seja bem simples?

t+ pessoal

muito obrigado..

USUARIO.EXCLUIDOS 12/03/2005 22:34:58
naum gaste muito na estetica de seu programa, isso só deixa ele mais pessado, quer uma dica faça um executavel é execute em um computador mais fraco, assim vc ve c precissa melhorar algo ou c tá bom

falow

macaco louco,macacas em vb
GABRIEL.LOGAN 12/03/2005 23:02:53
Faça algo objetivo e que o operário posa ter amplo acesso rapidamente. Tente colocar todos os botões em um form só, pois fica mais fácil do cara achar o botão e tambem ele perde menos tempo abrindo janelas, alem do que se vc colocar muitas janelas seu programa vai ficar pesado.

Tente colocar o menor número de API possível, para ficar algo mais independente e leve, pois normalmente oficina usa WIN98 sem muitos recursos (pois é um computador so pra oficina), quanto menas referências , componentes e API o seu programa fica mais rápido e maleável. Se você encher de referências , componentes e APIs o computador de oficina pode ser incompatível pois não possui muitos recursos.

Quanto ao banco de dados você pode usar um banco de dados mais leve pois uma oficina não requer um banco de dados tão potente a não ser que essa oficina seja grande ai sim você terá que colocar um banco mais potente. Mas tente colocar um banco de dados mais leve e que seja fácil de manipular.

O objetivo então seria algo leve sem muitas "emperequetagens" e objetivo (dando o acesso rápido para o usuário).
MARCELO.VB.PIRA 12/03/2005 23:09:56
bom as dicas são bem simples...

lembre-se q talvez as pessoas da oficina não tenham muita familiaridade com pcÂÂÂ's... intaum faça os botões GRANDES para facilitar o posicionamento do mouse

para cada botão, crie um atalho no teclado e informe este atalho no caption do botão

não coloque muitos controles em uma unica tela... divida em abas( SStab) ara facilitar a separação e o entendimento

sempre coloque confirmações em cada operação para o usuario inexperiente ter a segurança q se clicar em algo errado, tera a cahnce de desfazer o erro e relachar com o seu programa

F1 funcionando com a ajuda é INDISPENSAVEL!!!!!!!!!!

padronize a linguagem da interface, se um botão serve para gravar, dê um unico nome a ele em todas as partes do sistema... nada de um form estar como "gravar", em outro "salvar", em outro "confirmar", etc...

ao chamar uma rotina de cnsulta ou alteração, faça com q o foco caia logo na caixa de texto onde ele vai localiza a busca... assim evita ele ter q usar muito o mouse

bom... acho q estas sao dicas bem basicas... se lembra de outras, depois eu posto para vc...

espero ter ajudado...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas