ERRO AO RODAR APLICATIVO

USUARIO.EXCLUIDOS 06/07/2005 16:37:13
Boa tarde, pessoal preciso de uma grande ajuda de vocês, pois passei o maior apuro em uma empresa que fui apresentar meu sistema.

Ocorreu um erro ao executar meu aplicativo no cliente , logo após a instalação dele. Esse erro nunca ocorreu nos testes que fiz no Windows XP e Win98 que tenho (limpinhos e sem nenhuma atualização só para testes) e também em outros clientes que instalei outros aplicativos similares.

Depois que instalei o sistema, ao iniciar meu aplicativo recebi esse número de erro pela função main() que executa a inicialização do aplicativo.
Erro -2147467259 - Operação deve usar uma consulta atualizável.

Não entendi o que é isso, pois na inicialização eu verifico algumas coisas como existência do arquivo MDB, abro para pegar algumas informações e salvo outras, depois faço a gravação de informações no registro do Windows e não sei em que ponto isso ocorre, já que nos meus micros não apresentou isso. Já instalei em outros clientes com Win98 e funcionou legal, mas nesse tentei em 2 micros e ambos apresentaram o problema.

Instalei também o MDAC 2.6 e o Jet 4 junto ao meu sistema, pois preciso deles.

1) Alguém sabe o que pode ser esse erro?

2) Como poderia testar isso no meu micro para evitar voltar no cliente e acontecer novamente?

3) Alguém sabe como posso desinstalar o DCom98 de um micro, pois após a instalação ele não aparece nos programas de desistalação de softares do painel de controle?
CEDAHMER 06/07/2005 17:02:20
Resposta escolhida
Aparentemente ele não consegue abrir o BD. Vc verificou se ele não está como somente leitura, ou pode ser ainda a versão... Qual vc utiliza?
USUARIO.EXCLUIDOS 06/07/2005 17:20:55
CEDAHMER acho você "Matou" o problema.

Eu deixei o banco para ser copiado por mim direto para o servidor e não pelo instalador, assim ele está dentro do CD e quando se copia qualquer arquivo do CD para o HD ele vai como somente leitura e deve ser exatamente isso.

Perdi uma viagem 70 kilometros, passei um apuro na frente do cliente por uma coisa tão boba que era trocar o atributo do arquivo AIIIIIII ?

Grato CEDAHMER dos males o MENOR, pois pensava que fosse algo no meu aplicativo e parece que não é.

Só mais um detalhe.

1) Esse erro pode ocorrer somente nessa situação, pois ele tem que fazer uma gravação e como o banco está somente leitura isso não é possível? Teria mais alguma ocorrência para esse número de erro? Pesquisei no Google, no MSDN Brasil e no Help do VB e não encontrei nada sobre esse número de erro.

2) Você sabe como se pode desinstalar o DCom95 ou 98 de um micro? Fiz a instalação, mas não existe esse item no painel de controle - Desinstalar software?

Obrigado
JEAN.JEDSON 07/07/2005 07:55:42
bem andré...
sugiro que vc faça uma rotina de verificação/alteração do atributo somente leitura do seu MDB pelo seu programa, o que faria que não existisse mais este problema quando vc esquecer de alterar "no braço"
FFCOUTO 07/07/2005 08:48:52
Caro colega, essa situação ocorreu comigo, mas não pelo atribuito do arquivo e sim pela versão.

Verifique a versão dos componentes do Microsoft JET, se você utilizar banco de dados em Access, por quê: se você trabalha na sua máquina com a versão 97 (3.51 do JET) e for colocar o bd numa máquina que tenha somente a versão 2000 (4.0 do JET) ele simplesmente não atualiza o bd e gera o erro Erro -2147467259 - Operação deve usar uma consulta atualizável.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.
USUARIO.EXCLUIDOS 07/07/2005 10:58:19
Ok Jean boa dica.

Fabiano obrigado pelo alerma, mas isso eu não corro risco já que uso o Jet 4 também. Ele é mais robusto e estável que o anteriror, além de funcionar com todas as versões do access.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas