DUVIDAS NA UTILIZACAO DO CRYSTAL?
Estou com dúvidas em como utilizar corretamente o crystal nos meus projetos, tipo:
Quais dll e ocx devo utilizar?Bastaria essas ou não precisa de todas essas?
E para adicionar no meu projeto um relatorio tenho que criar um arquivo .rpt e adiciono este dentro de um .dsr(designer report) e insiro o componente de visualização(crviewer) e faço a chamada no form_load():
Correto? Ou tem algum processo mais rápido e melhor?
E por último, sempre será duas folhas que será impresso, dá para montar em apenas um arquivo .rpt essas duas folhas ou, tenho que fazer dois arquivos .rpt?
Obs.: Eu já li um manual do usuário do crystal 8, mas estas coisas ele não explica em como utilizar no VB e eu estou utilizando o crystal 10.
Quais dll e ocx devo utilizar?Bastaria essas ou não precisa de todas essas?
'Dll que será utilizadas:
'components:
'Crystal Reports ActiveX report viewer
'Crystal Reports print control type library
'references:
'Crystal Reports activeX designer Run Time library
'Crystal Reports activeX designer design and RunTime library
'Crystal Reports Report viewer
'Crystal Reports Print Control type library
'############################## E para adicionar no meu projeto um relatorio tenho que criar um arquivo .rpt e adiciono este dentro de um .dsr(designer report) e insiro o componente de visualização(crviewer) e faço a chamada no form_load():
CRViewer1.ReportSource = RptLembretes
RptLembretes.Database.Tables.Item(1).Location = App.Path & "\BDdados.mdb"
CRViewer1.ViewReport Correto? Ou tem algum processo mais rápido e melhor?
E por último, sempre será duas folhas que será impresso, dá para montar em apenas um arquivo .rpt essas duas folhas ou, tenho que fazer dois arquivos .rpt?
Obs.: Eu já li um manual do usuário do crystal 8, mas estas coisas ele não explica em como utilizar no VB e eu estou utilizando o crystal 10.
up
Marcelo, você está utilizando o componente RDC que é o mais indicado para integração com o crystal em aplicações windows desde a versão 8.
Uma forma de uso um pouco diferente da que você utiliza é você montar o relatório e passar os dados através de um RecordSet ADO
Veja esse artigo
http://support.businessobjects.com/communityCS/TechnicalPapers/scr8_ttxado.pdf
Também é possÃvel a utilização do RDC em aplicações web, porém o mais recomendado (a partir da versão 9) é o RAS (Report Application Server) que possibilita um melhor gerenciamento dos relatórios e processos no webserver.
Para distribuição da aplicação que utiliza o crystal, eu utilizo os Merge Modules, um arquivo que leva todas as dependencias necessárias para execução / exibição do relatório. Acesse o site http://www.businessobjects.com/products/dev_zone/comasp/default.asp que é uma boa referência do uso/integração dos objetos COM do crystal, como o RDC.
A propósito, acessei seu site e achei muito bacana os layouts, parabéns
Abraços
Uma forma de uso um pouco diferente da que você utiliza é você montar o relatório e passar os dados através de um RecordSet ADO
Veja esse artigo
http://support.businessobjects.com/communityCS/TechnicalPapers/scr8_ttxado.pdf
Também é possÃvel a utilização do RDC em aplicações web, porém o mais recomendado (a partir da versão 9) é o RAS (Report Application Server) que possibilita um melhor gerenciamento dos relatórios e processos no webserver.
Para distribuição da aplicação que utiliza o crystal, eu utilizo os Merge Modules, um arquivo que leva todas as dependencias necessárias para execução / exibição do relatório. Acesse o site http://www.businessobjects.com/products/dev_zone/comasp/default.asp que é uma boa referência do uso/integração dos objetos COM do crystal, como o RDC.
A propósito, acessei seu site e achei muito bacana os layouts, parabéns
Abraços
E como utilizo esse RAS, tem alguma coisa no macoratti sobre isto? O que diferencia do RDC seria por exemplo, não precisa mais utilizar os arquivos .dsr? E como passo os dados através de um recordset ADO, tipo quero passar o valor para o campo cod_ap=1 para que carregue os dados apenas deste registro no relatório.
Bem, eu ainda não li o artigo porque tive que formatar meu micro e agora estou instalando todos os programas novamente, porém, já estou com um problema na instalações que utilizem o windows installer, talvez seja a parte de segurança do win2k esteja bloqueando as instalações.
E obrigado pela ajuda e pelo elogio do meu site.
Bem, eu ainda não li o artigo porque tive que formatar meu micro e agora estou instalando todos os programas novamente, porém, já estou com um problema na instalações que utilizem o windows installer, talvez seja a parte de segurança do win2k esteja bloqueando as instalações.
E obrigado pela ajuda e pelo elogio do meu site.
Tamanini,
ja posteia algo aqui semelhante, de uma olhada em
http://www.vbmania.com.br/vbmforum.php?varMethod=Abrir&varID=71674&varSubPagina=1&varFiltro=filtro
nao tem as ultimas versao mais pode ajudar.
ja posteia algo aqui semelhante, de uma olhada em
http://www.vbmania.com.br/vbmforum.php?varMethod=Abrir&varID=71674&varSubPagina=1&varFiltro=filtro
nao tem as ultimas versao mais pode ajudar.
Em um campo eu tenho o valor "325", como vou separar pelo crystal reports, para preencher o valor 3 em um campo, 2 em outro campo e, 5 em outro campo no relatório? Teria que separar através do VB e este enviaria já separado para o crystal?
Existe tb valores como 77,5_55,0_33,5_77,8, no qual deverá ficar: 77,5 - 55,0 - 33,5 e 77,8 separado em cada campo.
Existe tb valores como 77,5_55,0_33,5_77,8, no qual deverá ficar: 77,5 - 55,0 - 33,5 e 77,8 separado em cada campo.
up
Marcelo, vc terá um separador?
Ex. o campo 1-65-89,5 deve quebrar em tres campos com
1
65
89,5
No crystal vc pode criar fórmulas que faram o papel de campos separados ...
Ex. o campo 1-65-89,5 deve quebrar em tres campos com
1
65
89,5
No crystal vc pode criar fórmulas que faram o papel de campos separados ...
Caro colega,
Com relação aos arquivos do Crystal no diretório C:\Arquivos de programas\Seagate Software\Crystal Reports\Developer Files\Help, existe um arquivo chamado Runtime.hlp. Nele vc vai encontrar informações sobre os arquivos requeridos para distribuir os componentes do Crystal Reports.
Espero ter ajuldado.
Atenciosamente,
Elton Calado
Com relação aos arquivos do Crystal no diretório C:\Arquivos de programas\Seagate Software\Crystal Reports\Developer Files\Help, existe um arquivo chamado Runtime.hlp. Nele vc vai encontrar informações sobre os arquivos requeridos para distribuir os componentes do Crystal Reports.
Espero ter ajuldado.
Atenciosamente,
Elton Calado
E como eu faria essa formulá, poderia me explicar?
A quantidade de valores é predefinida (sempre são 3)?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas