CONTROLES EM CASCATA

RODRIGUESRM 01/04/2005 09:40:08
Pessoal é o seguinte...

Tenho um sistema que faz o controle de Ordem de Produção... Esse módulo tem a seguinte características... Imagine um Produto Final K com as suas respectivas matérias primas.

Ex:

K+
|
+ Matéria Prima A
|
+ Matéria Prima B
|
+ Matéria Prima C

Até aí tudo blz... meu sistema faz... o problema é que o sistema faz isso em um único nível... Mas vou ter que liberar isso para que possa ter "infinitos níveis"...

K+
|
+ Matéria Prima A +
+ Matéria Prima X
+ Matéria Prima Y
+ Matéria Prima Z
|
+ Matéria Prima B
+ Matéria Prima 1
+ Matéria Prima 2 +
+ Outra Matéria Prima AA
+ Outra Matéria Prima BB
+ Outra Matéria Prima CC
+ Matéria Prima 3
|
+ Matéria Prima C

Pergutna: Imaginando que eu vou produzir o produto final X que vai utilizar tudo isso de matérias primas e alguns outros produtos finais... qual seria a melhor maneira de controlar isso... lembrando que independente do ponto hierárquico, deve sempre baixar do estoque as matérias primas... ???

OBS: Os produtos finais "Intermediários" não serão mexidos (nem acrescentado nem subtraído, já que a operação completa mata a entrada e a baixa...

Desde já agradeço...
USUARIO.EXCLUIDOS 01/04/2005 10:40:54
Um Treeview, na minha opinião e se entendi direito, seria uma ótima solução. é totalmente configurável (você pode incluir/excluir/editar cada "nó" através de uma tela de configuração - é bom não deixar isso na mão do usuário) e você pode inclusive colocar um nível mais baixo, que mostre algum dado personalizado, como a quantidade de matéria-prima. O treeview (Microsoft Windows Common Controls) é extremamente versátil - se você dominá-lo com perfeição - e tem uma interface muito intuitiva, pois todo usuário o conhece por causa do Windows Explorer.
RODRIGUESRM 02/04/2005 08:10:26
MAX, Pensei nisso, mas no entanto terei que adicionar um novo componente no sistema... e como isso pode me trazer problemas, quero deixar esta opção para uma última alternativa, para ser utilizada somente em caso de DESESPERO....

Se vc tiver uma outra alternativa eu agradeço...

falow...
USUARIO.EXCLUIDOS 02/04/2005 11:03:16
Pense nos prós e contras...

Desenvolver com listbox, textbox ou algo parecido vai lhe dar certamente um trabalho bem maior do que colar o Treeview na tela (e no fim vai pegar uma cronogramafobia que nem o Tio Max; coisa que nem Tai Chi Chuan conseguiria lhe salvar). E, além disso, você terá que, no mínimo, igualar a praticidade daquela ferramenta, sob o risco de ficar com uma interface "complicada" para o usuário.

Outra coisa: improvisar solução "amarrando" duas ou mais ferramentas para simular uma terceira acaba sendo mais contraproducente do que aparenta. Principalmente na hora de encontrar o mardito "bug".

Esses são os prós.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas