ADO
GALERA, QUANDO UTILIZO O COMPONENTE ADO("AQUELE QUE CONECTA COM O BANCO DE DADOS"), TENHO QUE CLICKAR COM O DIREITO EM CIMA DELE IR EM PROPRIEDADES, DEPOIS CRIAR UMA CONEXÃO E ENFIM ELE FUNCIONA, SÓ“ QUE O PROBLEMA é QUE SE EU MUDO DE Mà ÂQUIINA TENHO QUE CONFIGURAR NOVAMENTE, SIMPLES Né, MAS E ESE EU GERAR UM SETUP PARA OUTRA Mà ÂQUINA DAà  SÓ“ VAI TER O EXE E NÃO MAIS DESCOMPILADO, E VAI DAR O MESMO PROBLEMA O QUE FAÇO? DEU PRA ENTENDER TUDO...
você quer dizer: problema referente ao caminho do banco de dados que pode estar diferente em outra maquina???
Use caminhos relativos, por exemplo:
Ao invés de
DataSource=C:\Arquivos.............\Banco.mdb
Utilize
DataSource=Banco.mdb (Mas o arquivo deve estar na pasta do aplicativo)
Ou faça via código usando o App.Patch
Ao invés de
DataSource=C:\Arquivos.............\Banco.mdb
Utilize
DataSource=Banco.mdb (Mas o arquivo deve estar na pasta do aplicativo)
Ou faça via código usando o App.Patch
GALERA é QUE QUERO USAR TAMBéM O DBGRID, QUANDO VOU SELECIONAR O BANCO DE DADOS PARA O DBGRID, ELE Dà  ERRO E FALA QUE NÃO FOI CRIADO A CONEXÃO, DARà ÂA PARA ALGUéM ME DAR UM EXEMPLO USANDO ADO E UM DBGRID, SÓ“ QUE TEM QUE SER ESCRITA POIS AQUI NÃO TENHO VB SÓ“ EM CASA E VOU TER UM TEMPO AQUI PARA LER E ESTUDAR SOBRE ISSO, ME AJUDEM
Tem aà internet, pelos vistos?
Então dê uma olhada na minha página pessoal, que vem indicada com a minha assinatura.
Tem lá exemplos para tudo isso e é muito mais prático que estar a fazer isso aqui na unha (precisa é fazer o download dos exemplos)
Então dê uma olhada na minha página pessoal, que vem indicada com a minha assinatura.
Tem lá exemplos para tudo isso e é muito mais prático que estar a fazer isso aqui na unha (precisa é fazer o download dos exemplos)
seu problema é que esta fazendo isso em tempo de criacao usando as propriedades especificas do ADO... faça o mesmo mais sete o DataSoure durante o evento load do frm( ou no momento que quiser) afim de redefinir o caminho do banco de dados... ai sim vc usa o App.Path ou o que quiser. nao lembro exatamente como se altera esta propriedade em tempo de execucao mais
se quer usar mesmo um datacontrol é isso que tem que fazer....
se quer usar mesmo um datacontrol é isso que tem que fazer....
Amigo acho q o que vc poderia esta fazendo é o seguinte.
quando o programa for iniciado ele procura um arquvio ex: C:\Dados.dat, se o arquivo não existir ele pede o caminho do banco de dados (CommonDialog), e qd selecionado cria o arquivo com o caminho até a base de dados, entao depois do arquivo e criado o programa já vai encontrar a base de dados, e para mudar o caminho e so excluir o arquivo e abrir o programa outra vez.
qd abrir o programa vc pede para ele ler este arquivo e pegar o conteudo dele e colocar numa variavel global - public sCaminho as string
entao o caminho para o banco de dados será a sCaminho, não te dando trapalho depois para mudar pasta ou unidade, tanto faz, e so apagar o arquivo e o programa vai criar um novo local para os dados
Qt a trabalhar com o ADO e DataGrid na minha opiniao o site q explica muito facilmente como usar e o site : www.macoratti.net - lá vc pega facil
quando o programa for iniciado ele procura um arquvio ex: C:\Dados.dat, se o arquivo não existir ele pede o caminho do banco de dados (CommonDialog), e qd selecionado cria o arquivo com o caminho até a base de dados, entao depois do arquivo e criado o programa já vai encontrar a base de dados, e para mudar o caminho e so excluir o arquivo e abrir o programa outra vez.
qd abrir o programa vc pede para ele ler este arquivo e pegar o conteudo dele e colocar numa variavel global - public sCaminho as string
entao o caminho para o banco de dados será a sCaminho, não te dando trapalho depois para mudar pasta ou unidade, tanto faz, e so apagar o arquivo e o programa vai criar um novo local para os dados
Qt a trabalhar com o ADO e DataGrid na minha opiniao o site q explica muito facilmente como usar e o site : www.macoratti.net - lá vc pega facil
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas