2¬šÃ€ŠÃ‚º FIREBIRD DEVELOPER¬šÃ€ŠÃ‚'S DAY

USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 11:36:15

Amigos do VBMania,

Neste sábado 16/07/2005, tive a opurtunidade de participar do [txt-backcolor=#ffff00]2º Firebird DeveloperÂÂÂ's Day[/txt-backcolor], que se realizou em Piracicaba na UNIMEP..
Este evento foi promovido e realizado por Carlos H. Cantu, contando com a participação da Ann e do Jim, donos da empresa IBPhoenix e principais responsáveis pelo desesenvolvimento do FIREBIRD, uma vez que Jim é o autor do INTERBASE. Tivemos várias
palestras mostrando o poder e a estabilidade do FIREBIRD bem como as novidades que virão na versão 2.0 (atualmente encontra-se na 1.5).
Na realidade, gostaria de dizer a vocês MIGREM PARA O FIREBIRD, vale a pena. Eu já uso a algum tempo. Tem versões para WINDOWS e LINUX.
Um banco robusto, com SQL ANSI 99, check constraints, foreign keys, triggerÂÂÂ's, store procedures. Estou abrindo este tópico para aqueles que quiserem fazer perguntas sobre o FIREBIRD de uma maneira geral. Peço a algum moderador ou WEBMASTER se possível e for de interesse, para "pinar" este tópico, que na medida do possível, estarei esclarecendo dúvidas.

Fish
JAIPERMEN 18/07/2005 11:44:46
Caro colega programador Fish

Agradeço desde já a disposição de responder a questões levantadas por nós iniciantes. No meu caso, desejo já a algum tempo mudar para um bd melhor. Já ví muitos artigos e elogios ao Firebird. No entanto, embora tenha baixado a ultima versão, alguns exemplos de conexão em vb, apostilas, não consegui realizar a conexao do mesmo com o Crystal Report. Tentei conexao direta com o arquivo, ODBC, e nada. Se for possível, gostaria de uma explicação de como fazer a conexão com o Crystal. Atualmente utilizo a versão 8.5.

Novamente, muito obrigado pela iniciativa. Um abraço.
[S82]
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 11:48:11
Bom a princípio, tendo um ODBC, não tem porque não funcionar, mas existem vários ODBCÂÂÂ'S para conexão com o FIREBIRD. Alguns são FREE outros não. Qual seria o ODBC que você esta usando ? Apesar de não utilizar o Crystal posso verificar pra você.

Fish
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 15:06:39
FISH

Estou mudando meu sistemas para firebird, mas ele ainda perde desempenho se comparado ao access.

Qual a melhor forma de se conectar ao firebird, q provedor devo usar para reduzir esse tempo.

Agradeco desde já
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 15:44:48
Vamos lá ADVANCE:

A questão de desempenho foi uma das coisas abordadas a exaustão, tendo uma palestra exclusiva para isto. Vou falar do desempenho e depois da conexão.

Dicas sobre desempenho:

1) Utilize transações em bloco, só "comitando" quando estiver pronto, ou seja, só "commit" se tiver certeza que a transação acabou.
2) Todo campo da tabela que estiver em frases SQL que contenham ON ou WHERE, devem obrigatóriamente ter um índice.
3) Tabelas que contenham muitos campos são sinais de modelagem mau feita. Em banco de dados, não devemos ter tabelas com 50 campos sou mais.
4) Comandos como SELECT MAX ou SELECT FIRST, devem ter indíces descendentes nos seus campos.
5) Na versão 1.5 o operador LIKE derruba bastante o banco, mas na 2.0 ele poderá utilizar índices.

Na realidade a primeira conexão sempre demora mais, independente do provedor usado. O ideal é trabalhar com o banco desconectado, ou seja quando for fazer a operação se conecta, executa e fecha, não por ser o FIREBIRD, mas esta é uma nova filosofia que vem o .NET seja VB ou DELPHI. O ADO cria um pool de conexões facilitando a velocidade de conexão. Em servidore LINUX o desempenho tem se mostrado superior aos servidores WINDOWS.

Advance, garanto que você não esta no caminho errado. Quem migra para FIREBIRD vindo principalmente do ACCESS esta entrando num mundo onde poderá conhecer muito melhor como funcionam os bancos de dados com maior porte como ORACLE e SQL SERVER.

Espero ter ajudado.

Dica: acessem o site: WWW.FIREBASE.COM.BR

Fish
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 17:23:46
FISH

Gostei muito da explicação. vamos ver se entendi

Devo usar sempre indices no banco de dados. certo??

Não deixar os recordsets abertos !!!!

Agora abusando um pouquinho. Eles não indicaram nenhum provedor de acesso mais rapido, e tb como defino indices no firebird?

valeu
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 17:36:47
Advance, você deve usar índices, mas sempre com cautela. Veja, no caso do FIREBIRD os índices são fundamentais para agilizar buscas, como disse, principalmente nos campos que aparecem em frases com ON ou WHERE. Para criar índices você pode usar o IBExpert, que é a ferramente gráfica de administração do banco, seria o equivalente ao ACCESS. Pode também criá-los através de frases SQL (CREATE INDEX ......). Quanto aos recordsets é quase isto, suas rotinas de atualização no banco devem se comportar nos seguintes passos:

1) Conectar banco
2) iniciar transação
3) Comando SQL
4) Commit

Na realidade eles prefiriram não entrar em detalhes quanto ao provedor, mas no site www.firebase.com.br existem vários. Quanto a velocidade, não esta ligada tão diretamente ao provedor assim, mas neste site tem bastante informação sobre isto.

A modelagem de dados, ou seja, constraints, foreign keys são a alma do desempenho. Projete bem sua base e será feliz depois. Interfaces devem ser bonitas e práticas, mas de nada adianta sem uma boa dase de dados.

Fish
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 17:38:53
Ops, faltou dizer que após o commit, deve desconectar a base de dados (CLOSE).

Fish
USUARIO.EXCLUIDOS 18/07/2005 18:06:08
Mas testei varios provedores e de provedor a provedor tive varias diferencas de velocidade.

Sempre usei o access esta sendo uma briga para passar para o firebird.

E verdade q o desempenho e visto bem com varias maquinas na rede?

Tem um probleminha, nunca usei indices... Sabe onde tem algum projeto com uma simples conexão bem feita para eu dar uma avaliada.

Estou abusando né, deu o braco eu ja estou pedindo o corpo. Desculpe Fish, e q tentei muito ir nesta palestra mas fui impedido por clientes chatos..

Valeu se poder me ajudar.
JESUEL.OLIVEIRA 18/07/2005 20:49:54
Amigo FISH, foi você que levantou a mão quando Eduardo da YongBrasil perguntou quem programava em VB6, eu estava lá tam bém, só que estava na galeria acima ele não viu, mas acho que fomos os únicos que erquemos as mãos.

Alias Ann eJim são verdadeiros gênios!!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 19/07/2005 09:18:32
Jesuel eu fui um dos que levantei a mão quando se falou em VB6. Quando ele perguntou quem programava em DELPHI, vi 95% levantar a mão. Na realidade não podemos esquecer que Interbase/Firebird esta muito ligado ao DELPHI. Muitos quando falam em FIREBIRD pensam em DELPHI e esquecem que o ODBC veio resolver este problema de linguagem x base de dados. Eu andei estudando o VS .NET e gostei muito. Para minha supresa a semelhança com o Delphi 2005 .NET foi muito grande. Atualmente estou balançado em mudar para o DELPHI, mas eu realmente gostaria de deselnvover o mesmo sistema em VB .NET e DELPHI 2005 .NET comparando os prós e os contras para tirar a minha própria conclusão.

Um abraço

FISH
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas