OFF: MELHOR SOLUÇÃO ?

 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico

OFF: MELHOR SOLUÇÃO ?

VB.NET

 Compartilhe  Compartilhe  Compartilhe
#490124 - 21/08/2019 14:38:37

FUTURA
.
Cadast. em:Maio/2004


Pessoal, estou com uma duvida, e preciso tomar uma decisão para dar um start. Em um cliente que usa nosso sistema desktop em rede local, surgiu a necessidade de ter um módulo "móvel", faria quase que a função de um coletor de dados, só que rodando em um tablet ou smartphone. Tenho duvida se o ideal seria app web em localhost, neste caso em asp.net pois usamos sql server, com conexão direta ao banco, e neste caso o sinal wifi teria que ter 100% de cobertura em toda a loja, ou um app xamarim (ou outra linguagem, a questão aqui seria a curva de aprendizado) com banco local, e com opção de conexão ao banco principal. Levando em conta, que tanto um app web ou mobile, terei que começar do zero, o que seria mais ideal para o cenário ?. Reforçando que no momento não temos intenção de página web, apenas o aplicativo.



Resposta escolhida #490125 - 21/08/2019 14:59:42

GUIMORAES
ITAPETININGA
Cadast. em:Agosto/2009


A melhor opção é criar uma WebAPI com as funções que necessita (Get Produtos, Post, Put, etc...).
A comunicação com uma API sempre vai ser melhor que a conexão direta. Se você optar por criar uma página Web para isto, não vai fugir muito de ter que criar uma API para acesso aos dados, caso pense em algo diferente a isto, está no caminho errado (sim, dói, mas é verdade).

Criar o aplicativo é o mais fácil na minha opinião. Você pode utilizar Xamarin, Android Studio (Java ou Kotlin), React Native ou qualquer outra coisa. Para "facilitar", o Xamarin trará uma curva mais suave, mas não será fácil trabalhar com ele.

Hoje estou desenvolvendo minhas aplicações todas em React Native, abandonei o Xamarin e Android Studio, estou dando apenas suporte as aplicações legadas, que futuramente passarei para React Native também. Alias, estou migrando tudo para node (back-end) + react (front-end) + react native (mobile Android/IOS).




#490126 - 21/08/2019 15:23:15

FUTURA
.
Cadast. em:Maio/2004


Pois é, estou tentando entender esse mundo... cada pesquisa que faço no google, fico mais confuso...uma diversidade enorme de frameworks e linguagens, e para um programador desktop ( vb6 + vb.net + sql server), é difícil optar.  Então são duas duvidas, WEB ou MOBILE e após essa decisão qual linguagem ou framework.  Na minha concepção, banco de dados é primordial, e a escolha seria baseada na facilidade de acesso a dados, ou seja, uma ferramenta que me de esses recursos.



#490129 - 21/08/2019 16:43:37

GUIMORAES
ITAPETININGA
Cadast. em:Agosto/2009


Última edição em 21/08/2019 16:48:13 por GUIMORAES

O banco de dados pode ser qualquer um, poderia ser até um arquivo XML ou um arquivo texto (ou até o access ), o importante é o serviço (API), e o que ele irá fazer.
Se você já utiliza o SQL Server, pode continuar com ele, além disso, você poderá utilizar o seu atual banco para iniciar uma nova API.

Para te dar um norte, pesquise como criar uma API, pode ser em .net mesmo, não precisa aprender uma linguagem nova para isto. Entenda os verbos (get,put,post,delete, etc...), será o seu CRUD. Dê preferência ao uso de um ORM (Entity Framework), mas é possível fazer sem um (mesmo que não recomendado, pois você perderá muito tempo).

https://www.youtube.com/watch?v=WYmJEI4M2Pk

Tendo a API pronta, você decide o que quer fazer, se vai ser criar um aplicativo, uma página web ou os dois. Você pode, pois já terá a sua "estrutura de acesso a dados" pronta, independente da plataforma.

Para a parte do Mobile, como já disse, pode ser Xamarin, Android Studio (Java ou Kotlin), React Native ou qualquer outra coisa. Eu perderia um tempo estudando React Native, vale muito a pena.

O Xamarin melhorou muito, porém tem algumas coisas nele que não gosto, como a falta de um "preview" da tela, você tem que desenhar tudo no escuro, rodar o projeto e ver no que dá. Até tem alguns Plugins que dão um preview, mas são uma , além de inexplicáveis problemas no momento da compilação entre outras coisas que nem me lembro, e que me fizeram desistir da plataforma.

Gosto do React Native pela facilidade, e você pode utilizar o Visual Studio Code para desenvolver nele (eu utilizo). Inicialmente pode ser um pouco difícil, até preparar o ambiente para tudo isto, mas após entender os conceitos, fica tudo muito fácil e claro.

Entendo o que você está passando, é muita informação, muitas vezes desencontradas, criadas por pessoas que nem se quer trabalham com desenvolvimento na prática, e estão criando conteúdos incoerentes e ineficazes, só para confundir.

Hoje, depois de muitos anos, decidi mudar de plataforma, mas por um motivo particular (que analisei com muita cautela), e parti para soluções que não estão ligadas a Microsoft.

Como já disse, estou trabalhando com Node, React e React Native, pelo simples fato de poder portar boa parte do meu código React para React Native (além de outras coisas), sem fazer muita alteração, isto me poupa muito tempo. Eu poderia estar utilizando qualquer outra coisa, como Angular, Vue ou qualquer outro Framework, mas achei esta estrutura a mais bacana, e que me atende muito bem.

Além de tudo isto, criar templates de projetos me auxilia muito a criar novas aplicações, me poupa tempo e esforço, com um simples comando, já tenho meu projeto "pronto".

Em fim, resumindo tudo:

Crie sua API.
Escolha uma plataforma para mobile (recomendo o React Native).
Se tiver dificuldades para entender o React Native, vá para o Android Studio, é a segunda melhor opção.

Espero ter ajudado.







 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico


Tópico encerrado, respostas não sao permitidas
Encerrado por FUTURA em 11/11/2019 16:58:33