[OFF] COMO O WHATSAPP GANHA DINHEIRO?

 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico

[OFF] COMO O WHATSAPP GANHA DINHEIRO?

VB.NET

 Compartilhe  Compartilhe  Compartilhe
#455671 - 31/12/2015 12:36:38

DS2T
BARRA MANSA
Cadast. em:Novembro/2010


Obviamente, já fiz essa pergunta ao nosso amigo Google. Não cheguei a nenhuma resposta convincente sobre qualquer motivo que justificasse a compra do Whatsapp por 19 bilhões na época.
O Facebook é determinantemente contra o uso de anúncios poluindo o ambiente de interação.

Alguns falam que o serviço custa 0,99 dólares por ano. O máximo que já recebi, foi uma mensagem falando que foi renovada por mais 1 ano. Pode ser que no próximo ano eu precise pagar. Mas acredito que se isso acontecesse, apps como o Telegram seriam procurados... sacomé brasileiro pão duro.

Até onde eu vi em setembro, o whatsapp tinha 900 milhões de usuários ativos por mês...  A tendência é alcançar ainda mais pessoas. Mas mesmo que chegue a 2 bilhões, ele precisaria de 9 anos para recuperar o investimento, com os 0,99. Claro, supondo que ninguém saia da plataforma quando ela começar a cobrar, o que eu acho muuito difícil.

Também tem o dinheiro pago pelo download do usuário, como pode ver aqui:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/desenvolvedores/quanto-os-desenvolvedores-ganham-por-cada-aplicativo-criado-9931/

Mas também não vejo como justificar 19 Bilhões de dólares!


Seja como for, eu estou pensando em começar a programar para Android. E sinceramente, acho muito tosco o uso de propagandas também.
Só gostaria de saber melhor sobre a rentabilidade e surgiu essa dúvida...

Abraços!

"Cansei de frases intelectuais" - Eu mesmo


#455676 - 31/12/2015 14:25:48

KURTGU
SAO PAULO
Cadast. em:Dezembro/2010


Última edição em 31/12/2015 14:26:31 por KURTGU

600 milhoes de Usuarios, Bilhões de Informacoes para Propaganda, bilhões de Dados... Acho que não é pelo dinheiro mais sim pelo dados trafegados, não adianta o facebook me falar que nao usa os dados para propagandas pois e facil de saber que sim eles usam...




#455686 - 01/01/2016 03:25:52

KERPLUNK
RIO GRANDE DO SUL
Cadast. em:Junho/2009


Membro da equipe
As propagandas, apesar de eu achar tosco também, são uma excelente fonte de renda para programadores Android, ainda mais se disponibilizarem suas aplicações de forma gratuita. E quanto à como uma aplicação como o WhatsApp pode valer tanto dinheiro, é algo que fica no âmbito de teoria da conspiração, mas ao menos para mim, bastante convincente:
O perfil social de um usuário é algo de extrema importância quando o assunto é oferta de produtos e serviços. Sabendo hábitos de uma pessoa, pode-se dizer muita coisa sobre ela. O que ela gosta, lugares que frequenta, o que desperta o interesse, enfim, com essas informações é possível traçar um perfil de anúncios muito mais específico para essa pessoa. E é assim que funciona. O WhatsApp pertence ao Facebook, logo, tudo que você faz no nele pode ser vinculado facilmente ao facebook e é por isso que de vez em quando aparecem algumas propagandas que são, ao menos para você, muito interessantes. Não existe uma prova cabal sobre isso, apenas constatações baseadas em observações.

_______________________________________________________________________
Virei Oráculo!
The end is nigh, be ready for the nukes!


Resposta escolhida #455698 - 01/01/2016 15:36:12

LAMPIAO
SAO CAETANO DO SUL
Cadast. em:Setembro/2004


Última edição em 01/01/2016 15:39:00 por LAMPIAO

Fala DS2T, feliz ano pra você e toda sua família.

Veja só, se você quer desenvolver para dispositivos móveis e se tratando de Brasil, na minha opinião você deve sim focar no ANDROID e a segunda plataforma Windows Phone.

Porque?

Nessas plataformas você encontra dispositivos com preços muitos baixos, em comparação com os produtos da Apple. Claro que tudo depende do tipo de aplicação que você vai desenvolver. No meu caso, eu desenvolvo aplicações de vendas fora da empresa do cliente, então é muito mais barato colocar na mão de um vendendor externo um ANDROID ou até mesmo um Windows Phone. Acredito que nenhum empresário vai querer colocar na mão de um vendedor um Iphone ou Ipad que custa caro para o padrão brasileiro. Mas como disse tudo depende do tipo de aplicativo e do cliente.

Se fosse nos Estados Unidos, eu diria o contrário, lá muito raramente eu vi alguem usando ANDROID, nas lojas, seja da mais simples, as mais elaboradas, a grande massa usa 99.99% produtos Apple, então lá você em 99.99% dos casos quase sempre vai ver um Ipad sendo usando como um PDV, com tudo integrado nele, Cupom Fiscal e TEF e Impressora.

É o que estou fazendo agora aqui com o ANDROID, um PDV completo com tudo nele, sincronizando dados com a nuvem, em uma WEBAPI rodando no AZURE, nesse projeto todo só não consegui integrar ainda foi o SAT.

Enfim, dá pra fazer muita coisa no mundo mobile.

Se tiver duvidas por onde começar, posta ai, que te passo o meu atual setup.

Abraços




#455702 - 02/01/2016 09:05:24

XLEGENDARY
NITEROI
Cadast. em:Julho/2011


O Whatsapp também cobra por assinatura, temos 1 ano free e depois 0,99 USD para renovar por ano


Escreva Código e tome café

#455718 - 03/01/2016 18:06:38

DS2T
BARRA MANSA
Cadast. em:Novembro/2010


KURTGU e KERPLUNK
Entendi. Eu pensava que tinha algum termo de privacidade em relação a pegar essas informações do usuário. Isso me faz pensar em parar de enviar nudes urgentemente hahaha


LAMPIAO

Valeu Lampião, o mesmo para você e sua família cara. Muito sucesso, dinheiro... e principalmente felicidade. Apesar de eu achar que os dois primeiros, acabam chamando ela hahaha
Poxa cara, muito obrigado. Logo mais você verá perguntas de minha autoria aqui no fórum.  Você é um cara que manja muito, e juntamente com o Kerplunk, são referências aqui pra mim. (Sem querer parecer lambe-saco, mas já parecendo hahahaha)


XLEGENDARY
Sim, mas estranhamente, eu nunca fui cobrado ainda. E nem meus parentes... apenas aparece uma mensagem dizendo que foi renovado. Acredito que isso se deve ao fato da concorrência, como o Telegram, que seria uma alternativa para usuários que não pagariam os 0,99 doláres por ano. Mas fala sério, até eu que sou pão duro acho justo, pela excelência do serviço esse preço... Mas a maioria dos brasileiros não pensam assim (talvez, por não serem desenvolvedores)


Deixarei o tópico aberto mais um dia.
Grande abraço a todos!

"Cansei de frases intelectuais" - Eu mesmo


 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico


Tópico encerrado, respostas não sao permitidas
Encerrado por DS2T em 05/01/2016 22:31:35